Topo

Funcionários da USP decidem greve na universidade a partir do dia 12

05.mai.2016 - Em assembleia geral realizada na Cidade Universitária, funcionários da USP aprovam greve geral por tempo indeterminado a partir do dia 12 de maio - Chello Fotógrafo/Estadão Conteúdo
05.mai.2016 - Em assembleia geral realizada na Cidade Universitária, funcionários da USP aprovam greve geral por tempo indeterminado a partir do dia 12 de maio Imagem: Chello Fotógrafo/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

05/05/2016 14h14

Os funcionários da USP (Universidade de São Paulo) decidiram entrar em greve a partir do dia 12 de maio. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (5) em assembleia organizada pelo Sintusp (Sindicato dos Trabalhadores da USP).

As reivindicações dessa paralisações são: reajuste salarial de 12,8% (reposição da inflação pelo Dieese mais 3% de reposição de perdas), manutenção do espaço físico da sede do Sintusp (o prédio, segundo eles, está sendo requerido pela administração da unversidade) e, ainda, eles pedem que se interrompa o que chamam de "desmonte da USP" (referindo-se a uma série de cortes realizados pela reitoria).

Segundo Magno Carvalho, um dos mais antigos diretores do Sintusp, a greve este ano tende a mobilizar também os professores. "Eles estão acabando com o regime de dedicação exclusiva", afirma Carvalho. ""Com isso, a USP será um bico para os professores e os alunos vão perder qualidade de ensino."