Topo

Associação de Jornalistas de Educação é lançada hoje em SP

Janaina Garcia

Do UOL, em São Paulo

23/06/2016 06h00

Será lançada oficialmente nesta quinta-feira (23), em São Paulo, a Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca). A entidade é a primeira do tipo, no País, e terá profissionais com histórico de cobertura no setor.

O lançamento, após um debate sobre jornalismo e educação, vai ser durante a 11ª edição do Congresso da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), no Itaim Bibi (zona oeste).

De acordo com os organizadores, a Jeduca é inspirada na Education Writers Association (EWA), entidade norte-americana que reúne jornalistas de educação e da qual o grupo brasileiro trará conteúdo em um site aberto. A página contará, ainda com webinários e relatos de bastidores de grandes reportagens. Após o lançamento, é previsto disponibilizar também um banco de fontes de educação.

Para o presidente da Jeduca, Antonio Gois, a proposta é não apenas valorizar o trabalho do jornalista que cobre educação, ao fornecer instrumentos para ele melhorar a cobertura – com treinamentos e a criação de uma rede de informação, por exemplo –, como qualificar o debate junto ao público.

“Não faremos campanha ou militância para uma ou outra tese do campo institucional: queremos, como jornalistas, qualificar o debate ao preparar o repórter para as coberturas”, disse Gois, que lamentou o fato de educação ser uma área com repórteres pouco experientes nela. “Em um cenário de crise dos meios de comunicação, temos cada vez mais repórteres mais novos cobrindo educação e sem experiência anterior na área; poucos têm a grande vantagem de ter um editor com essa bagagem. A Jeduca não vai resolver isso, mas quer contribuir para amenizar essa situação.”

Uma figura com que a associação vai contar, por exemplo, é a do “editor público”, um profissional pago pela entidade e que estará disponível a jornalistas de todo o País, gratuitamente, para discussão sobre pautas. A iniciativa também se inspira no modelo da EWA.

O site oficial da nova associação também será lançado nesta quinta.