Topo

Após FAU, arquitetura da USP São Carlos reserva 30% das vagas para Sisu

Marlene Bergamo/Folhapress
Imagem: Marlene Bergamo/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

01/07/2016 18h40Atualizada em 01/07/2016 18h57

O Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP (Universidade de São Paulo) de São Carlos decidiu reservar 30% das vagas do curso para estudantes oriundos de escola pública por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que utiliza a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Após reunião nesta sexta-feira (1º), ficou decidido que metade desses 30% para alunos de escola pública será para pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas. O restante das vagas continuará sendo ofertado por meio do vestibular da instituição.

Por conta desta decisão, não haverá prova de habilidades específicas para o vestibular 2017. "Até maio do próximo ano, [a instituição vai] promover discussões sobre a prova e sua relação com o projeto político pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo", afirmou o instituto em nota.

Ontem, o curso de arquitetura da FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) tomou a mesma decisão após reuniões da congregação da unidade, com representantes de professores, funcionários e alunos.

A FEA (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade) e a ECA (Escola de Comunicações e Arte) também decidiram reservar vagas pelo Sisu. Entre as unidades mais tradicionais da USP, apenas a medicina não decidiu se adota a nota do Enem como forma de ingresso.