Topo

Avaliação Nacional da Alfabetização acontece entre 14 e 25 de novembro

Resultados em matemática foram considerados preocupantes ano passado - Getty Images
Resultados em matemática foram considerados preocupantes ano passado Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

25/07/2016 17h20

A ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização) será aplicada entre os dias 14 e 25 de novembro deste ano em todas as escolas brasileiras com turmas regulares do 3º ano do ensino fundamental. A iniciativa do Ministério da Educação foi publicada nesta segunda-feira (25) no Diário Oficial da União.

De acordo com a publicação, o primeiro dia de avaliação terá testes de leitura com uma hora de duração, além dos testes de escrita, com 30 minutos de duração. Os testes de matemática, com uma hora de duração, serão aplicados no segundo dia.

As escolas que participarem serão contatadas para agendamento da aplicação da avaliação. Conforme o edital, em maio do ano que vem os resultados preliminares poderão ser acessados pelos diretores das escolas, por meio de sistema do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). Já o relatório e os microdados da avaliação devem ser disponibilizados até dezembro do ano que vem.

Ano passado, MEC avaliou resultados de 2014 como “preocupantes”

Ano passado, o MEC considerou os resultados da ANA de 2014 “preocupantes”. De acordo com os dados, 57,07% dos estudantes do 3º ano do ensino fundamental tiveram rendimento inadequado em matemática, 34,34% em escrita e 22,07% em leitura. Segundo o então ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, a situação em matemática era a que mais precisaria de ajustes – já que, por exemplo, os números mostraram que, na maior parte do País, os alunos de 8 anos não conseguem somar ou fazer problemas com números de até três algarismos.

Na disciplina, o desempenho só foi positivo, ou seja, mais da metade dos alunos tirou as duas melhores notas, em cinco unidades da federação: DF, MG, PR, SC e SP. Nos outros 22 Estados, a maior parte dos alunos tirou as notas baixas. Os melhores resultados em matemática foram atingidos por Minas Gerais e os piores, pelo Maranhão.

A ANA também avaliou o desempenho dos estudantes em relação à escrita. No total, 34,46% dos alunos de oito anos alcançaram níveis 1, 2 e 3 de um total de cinco. Esse resultado representa que um em cada três alunos brasileiros não consegue escrever textos curtos e compreensíveis. Em nove Estados (AL, AP, AM, BA, MA, PA, PB, PI e SE) mais da metade dos alunos tirou as três piores notas na avaliação. O pior estado foi o Pará e o melhor Santa Catarina.

Como funciona a ANA

Criada em 2013 como parte do Pnaic (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), pacto do MEC para alfabetizar todas as crianças até oito anos de idade, a ANA é uma avaliação externa realizada pelo Ministério da Educação (por meio do Inep) com alunos de 3º ano do ensino fundamental (último ano do Ciclo de Alfabetização) de todo o país. A prova aplica testes para aferir níveis de alfabetização e letramento.

Os testes de matemática e português são compostos por 20 itens (total de 40). No caso de língua portuguesa, o teste é composto de 17 perguntas de múltipla escolha e três exercícios de produção escrita. No caso de matemática, serão aplicados aos estudantes 20 perguntas de múltipla escolha.

O teste também aplica questionários contextuais para professores apontarem informações sobre as condições de infraestrutura; formação de professores; gestão da unidade escolar; organização do trabalho pedagógico, entre outras. Os resultados servem para o governo estabelecer estratégias de melhoria da educação, visando o ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano do ensino fundamental).