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Para que serve o ranking do Enem por Escola?

Ademir Almeida/Futura Press/Estadão Conteúdo
Imagem: Ademir Almeida/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

04/10/2016 11h00Atualizada em 05/10/2016 11h26

O MEC (Ministério da Educação) divulga nesta terça-feira (4) o ranking do Enem por Escola de 2015.

Mas para que serve e como funciona?

Com dados da prova do ano anterior do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o MEC avalia a qualidade do ensino médio. A partir deles é possível avaliar o ensino que as escolas oferecem.

As escolas particulares usam a classificação como uma espécie de atestado de qualidade do serviço que oferecem.

Em quatro provas de múltipla escola, com 45 questões, mais uma redação, são medidos os conhecimentos dos alunos em ciências humanas, ciências da natureza, matemática, linguagens e códigos.

Os estudantes que fazem a prova do Enem podem usar as notas para concorrer a vagas em instituições públicas e privadas de educação superior e a vagas gratuitas em cursos técnicos.

O exame também é requisito para obter financiamento do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e, para maiores de 18 anos, pode ser usado como certificação do ensino médio.

Só que o exame é voluntário, então a participação é um critério importante a ser observado na hora de comparar o desempenho das escolas.

Se a participação foi baixa, pode ter acontecido de apenas os alunos mais preparados terem feito a prova ou apenas os alunos mais fracos.

Também é importante verificar os indicadores de nível socioeconômico e de formação docente da escola.

A escola entra na lista se tiver ao menos dez alunos que tenham participado da edição do Enem 2015 e se tiver atingido ao menos 50% de taxa de participação, estabelecida pelo MEC.

Especialistas indicam que o melhor é comparar escolas dentro de um mesmo grupo, por exemplo, escolas públicas com outras públicas ou escolas que estejam no mesmo bairro.

Vale ressaltar que a colocação alcançada por uma escola não é o único critério de qualidade. O perfil da escola, a motivação dos professores e alunos e o tipo de ensino são indicativos igualmente relevantes.