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Enem 2015 por Escola: Só 32 têm todos os professores com formação adequada

Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Ana Carla Bermúdez e Mirthyani Bezerra

Do UOL, em São Paulo

04/10/2016 11h07Atualizada em 04/10/2016 13h22

Apenas 32 escolas das que tiveram o ensino médio avaliado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em 2015 têm todas as disciplinas ministradas por professores com formação específica na área em que lecionam.

Isso significa 0,21% de 14.998 instituições analisadas a partir de dados coletados no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) do ano passado. Delas, só sete são públicas.

As 32 escolas alcançaram médias gerais altas no Enem (Veja a lista no final da matéria). Nelas, as notas variaram de 751,2 a 477,9. Considerando apenas as públicas, as médias ficaram entre 526 e 477,9. As médias gerais são calculadas a partir das notas das provas objetivas, sem considerar o resultado da redação.

Este ano, a média do Enem por Escola ficou em 503 pontos, numa escala que vai de 0 a 1.000. Outra referência é o ponto de corte no exame para certificação do ensino médio: 450. Ou seja, se um aluno que não estudou quiser pegar o diploma, ele precisa tirar 450 pontos em cada uma das 4 áreas do conhecimento. 

Se ampliarmos para 80% a porcentagem de professores com formação específica para a disciplina em que dão aula, 1.756 entram na lista, ou seja, 11,7% do total de escolas. Delas, um pouco mais da metade (992) são públicas.

Nessa listagem, a média variou de 751,2 a 430,7. Considerando só as públicas, a nota variou de 677,8 a 430,75. É preciso ressaltar que em quase todas essas instituições de ensino (1.747) a média foi acima do ponto de corte do exame de certificação.

Foram avaliadas pelo Inep escolas em que ao menos 10 concluintes do ensino médio prestaram o Enem em 2015 e que pelo menos 50% dos estudantes participaram da mesma edição do exame.

Escolas que vão mal

Considerando a média geral das escolas --ou seja, a média entre as notas obtidas em Línguas, Matemática, Ciências Humanas, Ciências Naturais--, 406 das 14.998 escolas avaliadas não conseguiram alcançar uma nota geral acima de 450. Apenas uma delas é privada.

Nenhuma dessas escolas tem 100% das disciplinas do ensino médio ministradas por professores com formação superior específica na área de conhecimento que leciona. Quase a metade dessas instituições (252) tem menos de 50% das disciplinas do último ciclo escolar lecionadas por professores especializados.

A média geral do Enem variou entre 449,9 e 413,15.

"Uma das razões disso está diretamente relacionada com a formação docente. Em física, 60 em cada 100 professores não foram formados em física. Em química, 40 em cada 100. Matemática, 27 em cada 100”, afirma Mozart Neves Ramos, diretor do Instituto Ayrton Senna.

Falta de professores

João Cardoso Palma Filho, professor da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) e membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, reforça que há uma forte correlação entre a formação adequada do professor e o desempenho dos alunos.

“Esse não é o único fator, mas é determinante. O professor é peça-chave. Apesar de todos os recursos que se têm na escola, de tecnologias a bibliotecas, se você não tem um bom professor, a coisa não anda”, diz.

Para ele, os dados divulgados pelo Inep explicitam uma situação cotidiana nas escolas públicas: a falta de professores. “Nesse sistema, para se ter professores, o nível de exigência acaba sendo diminuído. Por outro lado, o professor que precisa ganhar um salário aceita dar aulas sobre um conteúdo para o qual ele não foi licenciado.”

Palma Filho aponta, inclusive, a polêmica permissão de profissionais com “notório saber” atuarem no ensino profissionalizante -- possibilidade levantada pela medida provisória que estabelece a reforma do ensino médio, divulgada no último dia 22. “Isso tenta resolver a questão da falta de professores, mas esse é um problema que só seria resolvido a médio prazo, com uma política consistente de valorização do magistério”, comenta o professor.

“Se você perguntar hoje para os alunos do ensino médio se algum deles quer ser professor, eu tenho certeza que 99% diria que não. É uma profissão muito desvalorizada e com jornadas desgastantes”, conclui.

Para a pesquisadora da Fundação Carlos Chagas Gabriela Moriconi, há outros dados sobre os professores que também poderiam ajudar a compreender o alcance dessa variável na nota do aluno, como suas condições de trabalho. "Para saber o quanto a escola agregou, também seria necessário medir como o aluno entrou [nota do estudante no começo do ensino médio", completa.

Veja quais são as escolas  a média geral no Enem das 32 escolas que têm todas disciplinas ministradas por professores com formação específica:

1º - OBJETIVO COLÉGIO INTEGRADO (São Paulo/SP)

Disciplinas com docentes especializados: 100%
Média: 751,29
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Total de alunos: 41/ Alunos participantes: 41
Índice de permanência: De 60% a 80%

2º - ETAPA III COLEGIO (São Paulo/SP)

Disciplinas com docentes especializados: 100%
Média: 736,34
Rede: Privada
NSE*: Sem informação
Total de alunos: 35/ Alunos participantes: 32
Índice de permanência: Menos de 20%

3º - ESCOLA PARQUE - BARRA (Rio de Janeiro/RJ)

Disciplinas com docentes especializados: 100%
Média: 648,23
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Total de alunos: 68/ Alunos participantes: 64
Índice de permanência: 80% ou mais

4º - SANTA CLARA COLÉGIO (São Paulo/SP)

Disciplinas com docentes especializados: 100%
Média: 629,88
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Total de alunos: 74/ Alunos participantes: 71
Índice de permanência: 80% ou mais

5º - ITACA COLÉGIO (São Paulo/SP)

Disciplinas com docentes especializados: 100%
Média: 622,05
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Total de alunos: 24/ Alunos participantes: 23
Índice de permanência: 80% ou mais

6º - OBJETIVO CENTRO INTERESCOLAR UNIDADE POMPEIA (São Paulo/SP)

Disciplinas com docentes especializados: 100%
Média: 616,06
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Total de alunos: 94/ Alunos participantes: 81
Índice de permanência: De 60% a 80%

7º - RAINHA DA PAZ COLEGIO EIFM (São Paulo/SP)

Disciplinas com docentes especializados: 100%
Média: 613,32
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Total de alunos: 72/ Alunos participantes: 65
Índice de permanência: 80% ou mais

8º - COLEGIO CURSO INTELLECTUS - UNIDADE MEIER (Rio de Janeiro/RJ)

Disciplinas com docentes especializados: 100%
Média: 603,97
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Total de alunos: 49/ Alunos participantes: 47
Índice de permanência: De 60% a 80%


9º - INTERESCOLAR OBJETIVO UNIDADE GRANJA VIANA CENTRO (Cotia/SP)

Disciplinas com docentes especializados: 100%
Média: 603,03
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Total de alunos: 58/ Alunos participantes: 42
Índice de permanência: De 60% a 80%

10º - OBJETIVO CENTRO INTERESCOLAR UNIDADE VERGUEIRO (São Paulo/SP)

Disciplinas com docentes especializados: 100%
Média: 594,98
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Total de alunos: 104/ Alunos participantes: 77
Índice de permanência: De 60% a 80%

11º - OBJETIVO COLÉGIO I UNIDADE PINHEIROS (São Paulo/SP)

Disciplinas com docentes especializados: 100%
Média: 593,09
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Total de alunos: 56/ Alunos participantes: 41
Índice de permanência: De 40% a 60%

12º - COLÉGIO CURSO INTELLECTUS - UNIDADE OCEANICA (Niterói/RJ)

Disciplinas com docentes especializados: 100%
Média: 575,12
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Total de alunos: 82/ Alunos participantes: 78
Índice de permanência: De 60% a 80%

13º - ESCOLA SESI HANS SCHLACHER DE ENSINO MÉDIO (Sabará/MG)

Disciplinas com docentes especializados: 100%
Média: 564,33
Rede: Privada
NSE*: Alto
Total de alunos: 31/ Alunos participantes: 29
Índice de permanência: 80% ou mais

14º - SAO JOSE ESCOLA SALESIANA (Campinas/SP)

Disciplinas com docentes especializados: 100%
Média: 563,12
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Total de alunos: 60/ Alunos participantes: 55
Índice de permanência: 80% ou mais

15º - SOC EDUC A PASSOS COL MONTEIRO PASSOS (Rio de Janeiro/RJ)

Disciplinas com docentes especializados: 100%
Média: 558,20
Rede: Privada
NSE*: Alto
Total de alunos: 47/ Alunos participantes: 37
Índice de permanência: Menos de 20%

16º - COLÉGIO E CURSO INTELLECTUS - UNIDADE TIJUCA (Rio de Janeiro/RJ)

Disciplinas com docentes especializados: 100%
Média: 556,18
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Total de alunos: 43/ Alunos participantes: 41
Índice de permanência: De 20% a 40%

17º - SESI COLÉGIO ENSINO MÉDIO (Foz do Iguaçu/PR)

Disciplinas com docentes especializados: 100%
Média: 544,13
Rede: Privada
NSE*: Alto
Total de alunos: 46/ Alunos participantes: 38
Índice de permanência: De 60% a 80%

18º - SESI 126 CENTRO EDUCACIONAL (Sorocaba/SP)

Disciplinas com docentes especializados: 100%
Média: 535,32
Rede: Privada
NSE*: Alto
Total de alunos: 29/ Alunos participantes: 25
Índice de permanência: 80% ou mais

19º - SESI 021 CENTRO EDUCACIONAL (Jundiaí/SP)

Disciplinas com docentes especializados: 100%
Média: 534,50
Rede: Privada
NSE*: Alto
Total de alunos: 57/ Alunos participantes: 43
Índice de permanência: De 40% a 60%

20º - NOROESTE C ED EM (Paranavaí/PR)

Disciplinas com docentes especializados: 100%
Média: 534,02
Rede: Privada
NSE*: Alto
Total de alunos: 100/ Alunos participantes: 80
Índice de permanência: De 60% a 80%

21º - COL JEAN PIAGET (São Gonçalo/RJ)

Disciplinas com docentes especializados: 100%
Média: 533,85
Rede: Privada
NSE*: Médio alto
Total de alunos: 43/ Alunos participantes: 35
Índice de permanência: Menos de 20%

22º - MARCO A PIMENTA C E EF M (MaringáPR)

Disciplinas com docentes especializados: 100%
Média: 526,09
Rede: Estadual
NSE*: Alto
Total de alunos: 30/ Alunos participantes: 20
Índice de permanência: 80% ou mais

23º - SESI 156 CENTRO EDUCACIONAL (São João da Boa Vista/SP)

Disciplinas com docentes especializados: 100%
Média: 524,08
Rede: Privada
NSE*: Alto
Total de alunos: 30/ Alunos participantes: 27
Índice de permanência: 80% ou mais

24º - COLÉGIO DOM BOSCO FAZENDA RIO GRANDE (Fazenda Rio Grande/PR)

Disciplinas com docentes especializados: 100%
Média: 523,78
Rede: Privada
NSE*: Alto
Total de alunos: 19/ Alunos participantes: 13
Índice de permanência: De 60% a 80%

25º - ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL FUNDAÇÃO BRADESCO (Maceió/AL)

Disciplinas com docentes especializados: 100%
Média: 523,44
Rede: Privada
NSE*: Médio alto
Total de alunos: 65/ Alunos participantes: 63
Índice de permanência: 80% ou mais

26º - IEC-UNIDADE INDUSTRIAL (Contagem/MG)

Disciplinas com docentes especializados: 100%
Média: 512,85
Rede: Municipal
NSE*: Médio
Total de alunos: 56 / Alunos participantes: 46
Índice de permanência: De 20% a 40%

27º - ESC INSTITUTO SÃO JOSE (Rio Branco/AC)

Disciplinas com docentes especializados: 100%
Média: 510,57
Rede: Estadual
NSE*: Alto
Total de alunos: 131/ Alunos participantes: 125
Índice de permanência: 80% ou mais

28º - CECILIA MEIRELES C E EF M (Ubiratã/PR)

Disciplinas com docentes especializados: 100%
Média: 508,46
Rede: Estadual
NSE*: Médio alto
Total de alunos: 34/ Alunos participantes: 31
Índice de permanência: 80% ou mais

29º - GERALDO FERNANDES C E D EF M (Cambé/PR)

Disciplinas com docentes especializados: 100%
Média: 504,79
Rede: Estadual
NSE*: Médio alto
Total de alunos: 26/ Alunos participantes: 14
Índice de permanência: 80% ou mais

30º - ESC EDUC BAS E PROFISSIONAL GOV JANARY G NUNES (Santana/AP)

Disciplinas com docentes especializados: 100%
Média: 499,66
Rede: Privada
NSE*: Médio
Total de alunos: 79/ Alunos participantes: 71
Índice de permanência: 80% ou mais

31º - EE VILA BRASIL (Fátima do Sul/MG)

Disciplinas com docentes especializados: 100%
Média: 480,50
Rede: Estadual
NSE*: Médio alto
Total de alunos: 16/ Alunos participantes: 11
Índice de permanência: De 60% a 80%

32º - CED 04 DO GUARA (Brasília/DF)

Disciplinas com docentes especializados: 100%
Média: 477,94
Rede: Estadual
NSE*: Médio
Total de alunos: 127/ Alunos participantes: 87
Índice de permanência: De 60% a 80%

*A sigla NSE representa o nível socioeconômico dos estudantes. O cálculo desse indicador foi feito a partir das informações fornecidas pelos próprios alunos.