Topo

Alunos acampam por vaga na única escola com aula de manhã em região do DF

Pais e estudantes acampam em escola de Brazlândia, a cerca de 40 quilômetros de Brasília - Jéssica Nascimento/Colaboração para o UOL
Pais e estudantes acampam em escola de Brazlândia, a cerca de 40 quilômetros de Brasília Imagem: Jéssica Nascimento/Colaboração para o UOL

Jéssica Nascimento

Colaboração para o UOL, em Brasília

07/01/2020 04h00Atualizada em 07/01/2020 08h19

Resumo da notícia

  • Escola de Brazlândia não tem vagas de manhã para todos os alunos do Ensino Médio
  • Para estudar no período matutino, estudantes e pais estão acampados desde sábado

Pais e estudantes estão acampados na porta de uma escola de Brazlândia, região administrativa a cerca de 40 quilômetros de Brasília, para conseguir uma vaga no período matutino para este ano letivo. O CEM (Centro de Ensino Médio) 01 da cidade é o único que oferece aulas durante a manhã, o que é considerado como importante para alunos que querem estudar no começo do dia e trabalhar ou fazer cursinho pré-vestibular à tarde.

Todos os alunos que estão na fila já estão matriculados no 1º ano do Ensino Médio do CEM 01, mas a escola possui apenas 170 vagas para o período da manhã. No total, 406 alunos podem cursar o Ensino Médio na escola.

O acampamento começou no último sábado (4). O estudante Gustavo Costa, 15, foi o primeiro a chegar. O garoto, acompanhado dos pais, está na fila desde as 5h do sábado. Ele é responsável por organizar em um caderno o nome dos alunos, distribuir senhas e montar uma lista de espera, que já tem mais de 200 nomes agora.

"A luta é grande. Mas, se quero um futuro, preciso persistir", disse ao UOL. "O período da manhã é melhor para estudar. Rende mais, consigo fazer cursos à tarde". O estudante pretende cursar Psicologia após concluir o Ensino Médio. "Infelizmente, a escola não oferta vagas para todo mundo que quer estudar de manhã. A lista tem mais de 200 pessoas."

6.jan.2020 - Acampamento de pais e estudantes também foi formado na área externa de escola em Brazlândia, a 40 quilômetros de Brasília - Jéssica Nascimento/Colaboração para o UOL - Jéssica Nascimento/Colaboração para o UOL
Barracas de pais e estudantes também foram armadas em área descoberta de escola em Brazlândia
Imagem: Jéssica Nascimento/Colaboração para o UOL

Segundo o vice-diretor da escola, Ezio Souza, o CEM 1 tem é a única das quatro unidades de ensino público da região que oferece aulas no turno matutino. "Todo ano é o mesmo problema. Infelizmente, o número de vagas não é suficiente para atender toda a demanda", disse.

Como chove forte desde sábado no Distrito Federal, o diretor da escola permitiu que pais e alunos esperassem dentro da unidade. Para aguentar o frio e fome, os estudantes montaram um verdadeiro acampamento, levando casacos, cobertores e comida.

"Minha barraca alagou, tive que dormir no banco de fora da escola. Trouxemos dominó, livros, violão. Tudo para passar o tempo, né? Porque vamos ficar aqui até conseguirmos nos matricular", disse a estudante Kemilly Luiza, 14.

Por nota, a Secretaria de Educação orientou pais, mães e responsáveis que não formem fila na porta das escolas e que as vagas já estão garantidas. A orientação, segundo o Governo do Distrito Federal, é a mesma para quem busca vaga em turnos específicos.

A confirmação das matrículas começa hoje e vai até 14 de janeiro. Apenas depois de encerrado esse prazo será possível fazer mudanças de turno, diz o governo.

Para o estudante Ricley dos Santos, 15, não estudar no período matutino vai prejudicar o futuro, já que ele pretende seguir a área de tecnologia quando se formar.

"Faço um curso de informática em Ceilândia, em uma escola longe de casa. Demoro pelo menos uma hora para ir e voltar. Se estudar à tarde, eu perco o curso. Estou embaixo de chuva, passando frio, comendo o que minha mãe consegue trazer. Mas espero que valha a pena", disse o jovem.

Ranking mostra que educação teve pouco avanço no Brasil

Band Notí­cias