Topo

Licenciaturas dão oportunidades além da sala de aula

Em São Paulo

22/04/2014 18h50

Quem faz licenciatura não precisa necessariamente dar aulas. Há oportunidades nas áreas de pesquisa, na indústria e no mercado de serviços, segundo o Fórum Estadão Brasil 2018. A variação de salários em cada uma das licenciaturas - História e Matemática, por exemplo - depende do mercado em que o profissional atua e do número de formados concorrendo pela mesma vaga. Áreas com menos graduados e que exigem um maior nível de especialização, como Filosofia, remuneram mais.

É o que mostra o levantamento feito pelo site Catho e obtido com exclusividade pelo Estado. Os dados mostram que quem faz essa licenciatura trabalha mais com pesquisa e ganha, em média, mais do que as demais licenciaturas nas empresas particulares - são R$ 4.107,08 por mês, contra R$ 1.461,33 para os licenciados em Física, a última colocada. Para Cláudio Oliveira, diretor acadêmico do Instituto Singularidades, apesar da má fama das licenciaturas, o índice de empregabilidade na área é alto e os salários para recém formados são atrativos.

Os Fóruns Estadão Brasil 2018 trazem uma série de debates públicos e cadernos especiais com reportagens, entrevistas e estudos inéditos, com apoio do Insper, centro de referência nas áreas de Educação, Administração, Direito e Engenharia. O objetivo é estimular a discussão analítica sobre problemas que afetam diretamente a vida das pessoas. A partir daí, levantar ideias e propostas que possam contribuir para o desenvolvimento do País e para a gestão dos governantes a serem eleitos em outubro.