Topo

Psicóloga é nova reitora da PUC-SP

05/09/2016 12h31

São Paulo - A psicóloga Maria Amalia Pie Abib Andery é a nova reitora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mais votada no processo de consulta à comunidade da universidade realizado em junho, ela foi a escolhida pelo cardeal arcebispo d. Odilo Pedro Scherer, presidente da Fundação São Paulo e grão-chanceler da universidade, e pela Congregação para a Educação Católica do Vaticano. A informação será confirmada pela PUC ainda na manhã desta segunda, 5.

Maria Amalia graduou-se em Psicologia pela PUC-SP, fez mestrado na Universidade de Manitoba (Canadá), doutorado na PUC-SP e estágio pós-doutoral na Universidade do Norte do Texas (EUA), todos em Psicologia. Entrou na PUC-SP em 1978 como auxiliar de ensino de Metodologia Científica do Ciclo Básico. Tornou-se assistente mestre em 1983, assistente doutor em 1990, professora associada em 1996 e professora titular em 2002.

A escolha de Scherer, corroborando o resultado da eleição da comunidade da PUC, evita a polêmica ocorrida em 2012, quando a atual reitora Anna Maria Marques Cintra foi a nomeada apesar de ter ficado apenas em terceiro no pleito.