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11/12/2008 - UOL Educação
Educação no Brasil avança a passos lentos, diz estudo

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11/12/2008 - 14h11

Educação no Brasil avança a passos lentos, diz estudo

Karina Yamamoto
Editora do UOL Educação
A educação brasileira avançou entre 2005 e 2007, mas "não na velocidade esperada", conclui o primeiro estudo do Todos pela Educação divulgado nesta quinta (11) em São Paulo.

Há mais crianças e jovens de 4 a 17 anos na escola e mais crianças alfabetizadas até os oito anos, no entanto, o aprendizado deles ainda não está dentro do esperado. Há mais jovens ingressando no ensino médio, mas apenas 44% deles conseguem ter o diploma até os 19 anos.

O dinheiro investido para que se possa alavancar o atendimento e a qualidade ainda é pouco, 3,7% do PIB em 2007. O movimento propõe que a porcentagem chegue 5% em 2010.

"Caminhamos pouco", diz José Francisco Soares, professor da UFMG (Unviversidade Federal de Minas Gerais). Mas, segundo ele há um aspecto bastante positivo apontado no levantamento. "Ele [o levantamento] indica o caminho. Hoje temos uma agenda pública da educação para todos."

Na pauta

O relatório confirma algumas preocupações que já têm sido discutidas tanto pelo governo quanto pela sociedade civil. A primeira delas é em relação ao atendimento das crianças e jovens de 4 a 17 anos - a meta 1 do Todos pela Educação almeja que todo esse público esteja na escola em 2022.

Segundo o estudo, as regiões Norte, Sul e Centro-Oeste precisam de mais atenção pois não atingiram a média nacional de 90% de atendimento dessa faixa etária.

Há um dado positivo em relação à faixa etária entre 7 e 14 anos: 97,5% dessa população está na escola. No entanto, quando se trata de crianças entre 4 e 6 anos a porcentagem cai para 81,6% e, ao medir o atendimento aos jovens de 15 a 17 anos, a porcentagem é de 79,6%.

Alfabetização até os oito anos

O relatório não traz números definitivos a respeito da alfabetização das crianças na idade adequada. O primeiro obstáculo é a falta de metodologia para medir as habilidades de leitura e escrita em nível nacional. Os números disponíveis são os da Pnad 2007 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE. No entanto, a pesquisa é feita por amostragem e os dados de alfabetização são obtidos por autodeclaração.

As disparidades regionais chamam a atenção. Nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste as taxas de alfabetização aos oito anos chegam a 95% enquanto Norte (85%) e Nordeste (76%) ainda apresentam números mais baixos.

Português e Matemática

A terceira meta do Todos pela Educação se refere à aprendizagem adequada à série. E os parâmetros são dados por meio de uma pontuação estabelecida no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), avaliação nacional conduzida pelo MEC (Ministério da Educação).

Se no atendimento o Brasil melhora a passos lentos, em qualidade a situação do Brasil é ainda mais preocupante. Apenas 50% das metas foram alcançadas, segundo o Todos pela Educação, apesar de a maioria dos dados por região terem apresentado alguma evolução.

Os dados refletem o histórico de falta de preocupação com a questão da aprendizagem, segundo o Todos pela Educação - "só recentemente a questão do aprendizado ganhou destaque no Brasil". Antes, a qualidade da educação era "medida em anos de escolarização e o aprendizado
não figurava como uma questão central", explica.

Ponto fraco

O ensino médio é um ponto de atenção na educação básica. A meta 4 é que todo aluno termine o ensino médio até os 19 anos. Em 2007, apenas 44% dos jovens com essa idade haviam conseguido o diploma. Ou seja, menos da metade dos jovens nessa idade consegue a escolaridade adequada.

Para o movimento, é preciso atacar com políticas que diminuam o atraso escolar, ampliem o atendimento e combatam a evasão tanto no ensino fundamental como no médio.

No Ideb 2007 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), o índice do ensino médio foi o mais baixo, 3,5 numa escala que vai de zero a dez. Em sete Estados, as notas do Ideb caíram.

Governo e sociedade civil

De caráter nacional, a pesquisa do movimento Todos pela Educação tem como parâmetros as cinco metas estabelecidas em seu programa. Elas devem ser plenamente atingidas em 2022. São elas:

  • Meta 1: toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola

  • Meta 2: toda criança plenamente alfabetizada até os oito anos

  • Meta 3: todo aluno com aprendizagem adequada à sua série

  • Meta 4: todo aluno com ensino médio concluído até os 19 anos

  • Meta 5: investimento em educação ampliado e bem gerido


  • O relatório está disponível ao público para download no site do Todos pela Educação.
    Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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