Topo

Presente de aniversário

Lucila Cano

01/07/2016 06h00

Neste ano, a Câmara Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK-RJ) completa 100 anos no país e festeja o seu aniversário em clima de Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Por isso mesmo, escolheu oferecer um presente de grande significado ao Estado do Rio. Trata-se do Pulsar, um programa com foco no aperfeiçoamento de professores de atletas paraolímpicos.

O Pulsar (Programa de Capacitação para Profissionais Paradesportivos) é um curso de extensão para profissionais de diferentes áreas da Saúde que lecionam práticas esportivas para pessoas com deficiência. Ou seja, é um programa específico para treinadores aprimorarem os seus conhecimentos e, assim, obterem melhores resultados na preparação e rendimento de atletas com deficiência.

Sua metodologia foi desenvolvida por professores da Universidade de Esportes de Colônia, na Alemanha. Maior universidade de Educação Física da Europa, a instituição também é reconhecida por deter grande conhecimento em Educação Física Adaptada. Aqui no Brasil, além da Universidade de Colônia, o Pulsar ainda conta com a parceria do Instituto Superar e da Firjan, a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro.

A primeira turma do Pulsar foi iniciada em abril com grande número de participantes. Terminada a formação, esses profissionais receberão certificado de curso de extensão reconhecido pelo Ministério da Educação e estarão atualizados com o que se pratica no exterior.

Saber incluir

A inclusão de pessoas com deficiência é assunto da maior importância para todos, seja no convívio social, seja na escola e no trabalho. O que não dizer da atividade esportiva, na qual o Brasil vem se destacando a cada nova competição paraolímpica?

Como bem declarou Viktoria Rohde, coordenadora do Pulsar, “Muito se fala em inclusão, mas não em como preparar profissionais que vão lidar com pessoas com deficiência”. Essa é a oportunidade que agora a Câmara Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro oferece a profissionais de educação física, fisioterapia, psicologia, nutrição e demais áreas afins para a preparação paradesportiva.

Com aulas práticas e teóricas e duração de seis meses, o Pulsar é dividido em nove módulos: Desenvolvimento do Esporte Adaptado, Aspectos Sociológicos de Pessoas com Deficiência, Fundamentos Médicos, Saúde, Nutrição, Fundamentos de Treino e Aprendizagem de Exercício Físico, Psicologia, Comunicação e Educação Física Inclusiva. O programa é ainda complementado por oficinas práticas de basquete sobre rodas, vôlei sentado, fut5 e natação.

Primeira vez

Esta é a primeira vez que o Programa Pulsar é realizado fora da Alemanha e, para tanto, a iniciativa da AHK-RJe da Universidade de Colônia, além dos parceiros Firjan e Instituto Superar, contou com o patrocínio de empresas filiadas à Câmara. Juntos, os Laboratórios B.Braun e Bayer; Escritórios Danneman e Stüssi-Neves; Lufthansa e Compactor investiram R$ 400 mil no projeto que, daqui para frente, pode fazer grande diferença no país.

Isto porque, segundo Hanno Erwes, diretor-executivo da AHK-RJ e idealizador do Programa Pulsar, a Câmara Brasil-Alemanha pretende estender essa oportunidade de formação de formadores paradesportivos para outros estados brasileiros: “O programa tem capacidade de ser realizado também nas demais cidades do país e acreditamos que seria muito enriquecedor, tanto para os profissionais quanto para as pessoas com deficiência”.

A AHK-RJ, como a Câmara Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro é conhecida, foi fundada em 1916, reúne 200 associados entre empresas alemãs e brasileiras e integra a AHK-Brasil, também presente em São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Faço votos de que este presente seja muito bem aproveitado pelos profissionais inscritos no Pulsar e que esta forma diferenciada de comemorar aniversário seja inspiradora para muitas outras associações, instituições e empresas conscientes de sua responsabilidade social.

* Homenagem a Engel Paschoal (7/11/1945 a 31/3/2010), jornalista e escritor, criador desta coluna.