Floresta Amazônica - A maior floresta tropical do mundo
Da Página 3 Pedagogia & Comunicação
- Ecossistemas brasileiros
- Zona dos Cocais
- Caatinga
- Cerrados
- Pantanal
- Mata Atlântica
- Manguezais e restingas
- Pampas
- Mata de Araucárias
Com cerca de 5 milhões de quilômetros quadrados, a floresta Amazônica ocupa 60% do território do Brasil, onde abrange os Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins. É a maior floresta tropical do planeta e contém 1/5 da água doce nele existente em estado líquido, graças à bacia do rio Amazonas. A floresta propriamente dita não é uniforme como pode parecer. Ao contrário, conta com três tipos de vegetação.
a) Matas de igapó, que se localizam nas áreas baixas, próximas de rios e que estão constantemente inundadas. Nelas, as árvores têm cerca de 20 metros de altura e estão adaptadas para viver em terrenos alagados.
b) Matas de várzea: ficam em terrenos um pouco mais elevados, que são inundados apenas temporariamente.
c) Matas de terra firme: estendem-se nas regiões mais elevadas e sempre secas. Compõem 80% da floresta. Árvores que têm em média 30m de altura formam florestas compactas, cujo interior é úmido e escuro.
Como outros ecossistemas brasileiros, a floresta Amazônica tem sido vítima de grande devastação, por conta de desmatamentos, queimadas, extração de recursos minerais, construção de estradas, etc. Estima-se que a floresta perca a cada cinco segundos uma área equivalente a um campo de futebol.