Tratado de Tordesilhas - Linha divide mundo entre Portugal e Espanha
Antonio Carlos Olivieri
Da Página 3 Pedagogia & Comunicação
- Expansão marítima - Inglaterra, França e Holanda contestam Tordesilhas
- Grandes navegações - A expansão marítima espanhola
- Expansão marítima portuguesa - O pioneirismo português no século 15
No auge das grandes navegações, os portugueses concluíram, com razão, que a partilha estipulada pela bula intercoetera papal não os beneficiavam, pois apenas algumas ilhas ficariam sob seu domínio. Por esse motivo Portugal exigiu um novo acordo, que foi concretizado pelo tratado de Tordesilhas, assinado em 7 de junho de 1494. Com ele, ampliava-se a distância de 100 para 370 léguas a partir das ilhas de Cabo Verde.
O Tratado de Tordesilhas assegurou a Portugal o domínio das terras descobertas a oeste do Atlântico. D. Manuel organizou uma das maiores expedições que o reino já havia preparado, composta por uma esquadra formada por dez naus e duas caravelas e cerca de 1.500 homens, sob o comando de Pedro Álvares Cabral, nobre de tradicional família portuguesa.
Terra à vista
A versão mais difundida afirma que o objetivo da esquadra de Cabral era assegurar o domínio português nas regiões asiáticas estabelecendo uma feitoria em Calicute. A esquadra partiu de Lisboa em 8 de março de 1500, e Cabral percorreu uma rota a oeste afastando-se da costa africana.
E assim ele teria acontecido o descobrimento do Brasil.