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Ensino Fundamental

História geral - Expansão marítima

*Newton Nazzaro

Expansão marítima

Objetivos

1) Esclarecer porque a Inglaterra, a França e a Holanda foram retardatárias na busca de novas rotas de comércio para o Oriente se comparadas aos países ibéricos;

2) Demonstrar as rotas tentadas por esses países;

3) Destacar o momento da mudança de estratégia, quando a idéia da procura por novas terras foi abandonada e substituída pelo processo de colonização da América do Norte e do Caribe;

4) Comparar e analisar a diferença entre a colonização do Caribe e da América do Norte;

5) Analisar as relações entre os Estados europeus e os piratas do Caribe, ressaltando as diferenças destes em relação aos corsários;

6) Estabelecer uma relação entre o enfraquecimento de Portugal - durante o período do Domínio Espanhol (1580 a 1640) - e as invasões holandesas aos territórios portugueses do Oriente e ao Nordeste do Brasil;

7) Destacar o papel das "Companhias das Índias" (Orientais e Ocidentais) no caso da expansão holandesa.

Comentário introdutório

O assunto tratado nesta aula não é facilmente encontrado em livros didáticos. As informações normalmente são dispersas e acabam por fazerem referência apenas ao início da colonização de algumas regiões da América, sobretudo da América do Norte.

Há um certo vazio de dados disponíveis, mesmo nos melhores livros didáticos, sobre o início das grandes navegações inglesas, francesas e holandesas e o estabelecimento de colônias em território americano.

Ponto de partida

Pode-se utilizar o texto A expansão marítima tardia da Inglaterra, França e Holanda do Educação. Será indispensável o uso de mapas que demonstrem as rotas percorridas e os territórios colonizados.

O ideal é exibir esses mapas para toda a sala através de retroprojetor ou data show.

O "Atlas da História do Mundo", Folha de S. Paulo, 1995, e o "Atlas da História Moderna" (Verbo/EDUSP,1979), de Colin McEvedy são duas ótimas fontes. Sobre a relação entre corsários, Estados europeus e colonização do Caribe, há uma vasta matéria na revista História Viva (Ed. Duetto), nº 3, de janeiro de 2004.

Estratégias

O tema dessa aula só ganha sentido se for usado como um complemento ao estudo da expansão marítima ibérica. Sua abordagem, em todo caso, cria uma base para o início do estudo da colonização da América do Norte e do Caribe ao destacar os interesses dos colonizadores e as condições em que se criaram seus núcleos de ocupação nos territórios em questão.

Atividades

Faça a leitura do texto A expansão marítima tardia da Inglaterra, França e Holanda acompanhada da projeção simultânea das rotas de navegação, nos mapas recomendados, para que os alunos possam ter detalhes do processo, passo a passo.

Sugestões e dicas

O tema da pirataria é sempre um assunto que desperta o interesse dos alunos. A projeção de filmes da trilogia "Piratas do Caribe", do diretor Gore Verbinski, pode abrir uma discussão sobre o glamour desses personagens, no cinema, e uma comparação entre pirataria no passado e no presente.

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