Topo

Ensino Fundamental

Matemática - Algumas ideias de Estatística

Antonio Rodrigues Neto

Algumas ideias de Estatística

Objetivo

A estatística tem muitas aplicações em diversas áreas do conhecimento. Alguns conceitos como média, mediana e moda, essenciais para o desenvolvimento desse tipo de conteúdo, podem ser apresentados em situações bem simples. O objetivo deste plano é, partindo de uma questão do ENEM, possibilitar esse tipo experiência.

Séries: Segundo ano do Ensino Médio.

Estratégias

1) Formar grupos de quatro alunos e pedir para que usem qualquer moeda com o objetivo de jogar cara ou coroa. Anotar na lousa os resultados obtidos por grupo.

2) Discutir a frequência dos resultados e retomar o conceito de porcentagem como ferramenta para indicar essa frequência.

3) Substituir as moedas por dados com seis faces. Jogar várias vezes anotando a frequência de cada face com um traço simples. Para isso, construa uma tabela com uma coluna para a frequência e uma outra indicando a pontuação das faces. Quais as idéias da estatística que podem ser exploradas nessa experiência?

  •  

4) Apresentar a questão do ENEM 2009.

  •  

5) Ler a questão e perguntar para a sala qual é o total de pontos acumulados.

  •  

6) Pedir para os alunos calcularem a pontuação média desses lançamentos. Qual é o procedimento para esse tipo de cálculo?

  •  

7) Discutir com a sala o significado do termo moda ilustrando com exemplos do cotidiano. Qual é a roupa que está na moda? Relacionar esse termo moda com o conceito de freqüência. Na questão da prova do ENEM, qual é a moda da distribuição?

8) Apresentar o conceito de mediana como um procedimento para achar um ponto médio central. Mostrar que esse conceito é um recurso para analisar a distribuição de um conjunto de medidas.

  •  

9) Mostrar os valores calculados da média, da moda e da mediana como resultados para indicar a alternativa B como correta.

10) Construir com os alunos um gráfico de barra para mostrar a distribuição da frequência e para visualizar a moda, no caso, a medida de maior frequência.

  •  

Atividades

1) Pedir para os alunos organizarem grupos e pesquisarem, na própria escola, a marca de roupa que chama mais atenção dos seus colegas. Construir uma tabela e um gráfico para ilustrar e organizar os dados obtidos na pesquisa. Apresentar os resultados para a sala de aula com o título O que está na moda?

2) Colocar em um pote moedas de 1, 5,10, 25 e 50 centavos com objetivo de que seja feito uma sequência de sorteios. Fazer quinze sorteios repondo sempre a moeda sorteada para que sejam mantidas as cinco possibilidades. Anotar e organizar os resultados com o objetivo de se calcular o valor médio, em centavos, obtido nessa experiência.

Ensino Fundamental