Topo

Ensino Fundamental

Biologia - Principais biomas brasileiros

Imagem do livro Biomas brasileiros - retratos de um país plural - Enrico Marone/CI/Divulgação
Imagem do livro Biomas brasileiros - retratos de um país plural Imagem: Enrico Marone/CI/Divulgação

Mariana Aprile

Principais biomas brasileiros

Objetivos

1) Relembrar a definição de ecossistema para, então, compreender o conceito de bioma;

2) Identificar e caracterizar os principais biomas brasileiros;

3) Relacionar as características físicas de animais típicos de cada bioma com seus respectivos habitats, por meio de observações práticas;

4) Compreender, de modo geral, as relações existentes entre a flora e fauna dos biomas;

6) Avaliar os riscos e ameaças que os biomas brasileiros enfrentam atualmente.

Comentários

A maior biodiversidade de nosso planeta está no Brasil, que contém 12% de toda a vida natural da Terra. Essa riqueza de seres vivos está distribuída em vários ecossistemas que, por sua vez, são reunidos em seis importantes biomas: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Campos do Banhado.

O presente plano de aula foi elaborado com o intuito de estimular a capacidade de observação dos alunos e desenvolver a consciência ambiental, enquanto eles estudam sobre os principais biomas brasileiros.

Procedimentos

1) Professor, recapitule a definição de ecossistema e, depois, explique aos alunos o conceito de bioma.

2) Monte uma transparência ou escreva na lousa os seis principais biomas terrestres do Brasil e, em seguida, comente as principais características de cada um deles.

3) Explique aos alunos que os animais endêmicos de cada bioma apresentam adaptações anatômicas e, às vezes, fisiológicas ao seu respectivo habitat. Isso acontece por duas razões principais: hábito alimentar e hábito de vida — ambos aliados ao tipo de habitat do animal. Por exemplo, o lobo-guará, típico do Cerrado, caminha facilmente sobre o solo desse bioma graças às suas longas pernas; a cor de sua pelagem o ajuda a se camuflar. A audição desse canídeo é muito apurada, o que lhe ajuda a encontrar pequenos roedores e lagartos escondidos na vegetação. Outra adaptação interessante desse animal é que, para aumentar suas chances de sobrevivência, ele adquiriu um hábito alimentar onívoro, e o lobo-guará é o único dispersor de sementes de uma árvore típica do Cerrado: a lobeira.

4) Uma vez esclarecida, em linhas gerais, a relação do lobo-guará com o Cerrado, avise os alunos que eles farão o mesmo tipo de observação com outros animais e seus respectivos biomas. Explique-lhes que, dessa maneira, além de estudar as características dos principais biomas terrestres do Brasil, eles irão compreender a interdependência que os animais possuem com seus habitats e vice-versa.

5) Peça para que os alunos formem grupos de, no máximo quatro pessoas e, em seguida, escreva na lousa as seguintes opções de pesquisa:

a) Mico-leão-de-cara-dourada — Mata Atlântica

b) Arara-azul-grande — Pantanal

c) Tatu-bola — Caatinga

d) Águia Cinzenta — Campos do Sul e Banhados

e) Tamanduá-bandeira — Cerrado

f) Tartaruga-do-amazonas — Amazônia

Professor, essas são apenas sugestões, realize as devidas substituições de acordo com a sua disponibilidade.

6) Sorteie os temas de trabalho para os grupos.

7) Peça para que os grupos pesquisem as características de seus respectivos biomas. Assim, quando os alunos observarem os animais no zoológico, a relação morfologia—habitat ficará mais evidente.

8) Antes de visitar o zoológico, providencie um roteiro de estudo de estudo para seus alunos da seguinte maneira:

-Nome do animal (espécie);

- Habitat;

- Bioma;

- Características físicas do animal;

- Hábitos de vida ;

- Relação das características morfológicas com o habitat do animal;

9) Após a visita ao zoológico, peça para que cada grupo exponha sua pesquisa para a classe, em forma de seminário. Na apresentação, os alunos deverão evidenciar a interdependência do animal observado com seu respectivo bioma.

10) Além disso, cada grupo deverá entregar um trabalho escrito, no qual devem ser descritas as características de cada bioma estudado.

Ensino Fundamental