Topo

Planos de aula

Ensino Fundamental


História - Futebol e política

Vinicius Castro/ UOL
Imagem: Vinicius Castro/ UOL

Érica Alves Cavalcante

Futebol e política

Introdução

No país em que o futebol é considerado "paixão nacional", trabalhar com esse tema em sala de aula certamente atrairá a atenção dos alunos e também permitirá que eles percebam como o conhecimento histórico é fundamental para a vida cotidiana.

Objetivos

1. Conhecer alguns contextos históricos, nos quais o futebol foi utilizado pelos governos como forma de propaganda política.

2. Identificar algumas das estratégias utilizadas na exploração do futebol como propaganda política.

3. Identificar semelhanças e diferenças entre as realidades históricas estudadas.

Estratégias

1. Divida os alunos em grupos de cinco componentes. Defina o contexto histórico e o país que cada grupo deverá estudar (Brasil, Itália, Alemanha etc.).

2. Solicite que pesquisem as estratégias utilizadas em cada realidade histórica para usar o futebol como forma de propaganda política. Disponibilize os textos "Futebol e regimes militares - o futebol nas ditaduras brasileira e argentina" e "Futebol e Nazi-Facismo - esporte serviu de propaganda de Mussolini e Hitler", para que os alunos tenham mais informações.

3. A seguir, solicite que cada grupo faça um cartaz para apresentar à turma. Os alunos devem pesquisar imagens e/ou documentos históricos variados (que poderão ser utilizados nos cartazes).

4. Depois da apresentação dos trabalhos, faça, com a ajuda da classe, uma tabela em que possam ser comparadas as semelhanças e diferenças das estratégias de propaganda encontradas em cada realidade.

Outras atividades

1. Faça uma breve explanação sobre os momentos políticos que o Brasil viveu nos períodos de Copa do Mundo. Reflita com a turma sobre o comportamento da sociedade nesses períodos: a população, ou parcela dela, deixa de se preocupar com questões importantes?

2. Solicite que os alunos escolham um telejornal e façam um pequeno levantamento do tempo destinado ao tema do futebol e aos demais assuntos. Utilize os resultados dessa pesquisa para a realização de um debate.

é historiadora.

Mais Ensino Fundamental