Topo

Ensino Fundamental

Matemática - O que tem de matemática em uma notícia?

Antonio Rodrigues Neto

O que tem de matemática em uma notícia?

Objetivo

As questões do ENEM exigem bastante leitura e interpretação. Muitas delas se apoiam em textos de jornais ou revistas que contêm informações científicas. O nosso objetivo neste plano é apresentar uma dessas questões como um recurso para analisar e praticar a construção de relações com conceitos matemáticos para determinados tipos de textos.

Séries: Primeiro ano do Ensino Médio.

Estratégias

1) Apresentar aos alunos textos com informações científicas que possam estimular a aplicação de conceitos matemáticos já desenvolvidos em outras séries.

2) Discutir com os alunos os conceitos matemáticos mais frequentes nas noticias como, por exemplo, porcentagem, notação científica e unidades de medidas.

3) Apresentar a questão do ENEM/ 2009 como modelo de uma questão que utiliza a noticia como recurso para a leitura e a interpretação de conceitos matemáticos.

4) Perguntar aos alunos quais são as informações matemáticas contidas no texto da questão. Organizar todas as informações e os dados do texto registrando cada uma delas na lousa e indicando quais são as mais essenciais para a resolução da questão.

5) Mostrar os números que indicam a quantidade de colmeias e de abelhas por colmeia , utilizando a notação científica.

6) Perguntar para os alunos quais as informações necessárias para resolver a questão proposta pelo ENEM. Escolher um aluno para indicar o caminho dessa resolução. Mostrar o cálculo e a alternativa correta da questão.

7) Desafiar os alunos a fazerem uma estimativa do total de abelhas em função do número de colmeias utilizadas na resolução do problema. Escrever a resposta em notação científica.

8) Discutir a informação do número de abelhas por colméia como exemplo da utilização do conceito de razão. Ilustrar com outras situações do cotidiano esse conceito fundamental da matemática.

9) Calcular a taxa de variação na quantidade de colmeias de um ano para outro de acordo com as informações do problema.

10) Imaginar um crescimento anual de 10% no número de abelhas por colmeia e fazer a estimativa desse número de abelhas para 1,8 milhões de colmeias. Escrever em notação científica.

Atividades

1) Pesquisar propagandas de jornais e de revistas sobre os lançamentos imobiliários. Apresentar para a sala de aula as informações e os conceitos contidos nesse tipo de propaganda.

2) Pesquisar propagandas sobre promoções de produtos eletrônicos com pagamento à vista e a prazo divulgados pela internet. Verificar os dados e as relações matemáticas para comprovar a veracidade desse tipo de promoção.

Ensino Fundamental