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Ensino Fundamental


Matemática - Gráfico: um recurso para retomar conteúdos

Antonio Rodrigues Neto

Gráfico: um recurso para retomar conteúdos

Objetivo

Explorar o gráfico de barras como recurso para informar e desafiar os conceitos que foram desenvolvidos nas séries anteriores.

Séries: Primeiro ano do Ensino Médio

Estratégias

1) Conversar com a sala de aula sobre a importância de saber interpretar os gráficos para informar e organizar determinadas experiências. Apresentar vários tipos de gráficos como os de linha, os circulares e os de barra.

2) Apresentar aos alunos uma questão do ENEM/2009 em que é explorada a leitura de um gráfico de barras. Quais os conceitos que estão sendo exigidos na resolução dessa questão?

3) Mostrar que a leitura de dados por meio de gráficos possui o procedimento comum de saber fazer a correspondência entre dois conjuntos de medidas.

4) Discutir com os alunos quais são os dois conjuntos que estão envolvidos no gráfico da questão do ENEM. Mostrar os eixos que correspondem, respectivamente, ao valor das médias das notas e à quantidade de alunos envolvidos na pesquisa.

5) Desafiar os alunos a apresentarem, por meio de exemplos ou fatos, situações que envolvam o conceito de porcentagem. Insistir na importância desse conceito, que está sempre presente em vários tipos de textos.

6) Propor algumas questões para a sala de aula com o objetivo de estimular a interpretação dos dados usados no gráfico. Por exemplo, quantos alunos obtiveram média igual a 5,0?

7) Perguntar o número total de alunos que podem ser contabilizados no gráfico que foi proposto pelo problema. Pedir para que justifiquem a resposta.

8) Qual é a fração de alunos com média igual a 7,0? Como transformar essa fração em porcentagem ? Perguntar para a sala se é importante a retomada desse conceito que já foi desenvolvido no ensino fundamental.

9) Desafiar a sala de aula na resolução da questão cuja condição é o cálculo da porcentagem de alunos com média maior ou igual a 6,0.

10) Propor para a sala outras questões semelhantes com o objetivo de explorar as informações contidas no gráfico. Qual é a porcentagem de alunos com média maior ou igual a 5,0?

Atividades

1) Realizar uma pesquisa na escola sobre a qualidade da acústica na sala de aula. Pedir para os alunos darem uma nota de 0 a 10 construindo uma tabela e um gráfico de barras com o resultado dessa pesquisa. Mostrar o resultado para toda a sala de aula.

2) Realizar uma pesquisa sobre a qualidade de um determinado programa de TV bastante divulgado ou conhecido entre os alunos. Classificar a opinião em quatro campos: RUIM, REGULAR, BOM E ÓTIMO. Traduzir o resultado em um gráfico de barras para ser apresentado em aula.

professor de matemática no ensino fundamental e superior, é mestre em educação pela USP e autor do livro "Geometria e Estética: experiências com o jogo de xadrez" pela Editora da UNESP.

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