Topo

Planos de aula

Ensino Fundamental


Espanhol - Imperativo y Pronombre

Carolina Valéria Leon Leite

Imperativo y Pronombre

Objetivos

- Desenvolver o desempenho gramatical em espanhol.

- Adquirir vocabulário em espanhol.

- Aprimorar habilidades linguísticas em língua estrangeira.

Estratégia

1. Lembre da regra do uso do pronome após o verbo, no caso do Imperativo Afirmativo: o Imperativo se usa muitas vezes acompanhado de pronomes pessoais

(complemento); estes são escritos numa só palavra também nos seguintes casos.

a) Quando um verbo leva um pronome em função do Objeto Indireto (me / nos, te / os, le, se / les, se): Ponme el abrigo, por favor.

b) Quando um verbo leva dois pronomes: Objeto Indireto + Objeto Direto; nesse caso primeiro vai o pronome Objeto Indireto, logo depois o Objeto Direto: Trae el abrigo y pónmelo, por favor.

c) Se o objeto indireto é de 3ª pessoa, "le" e "les" são substituídos por "se". Exemplos:

¿Le doy la leche a la niña? Sí, dásela, por favor.

Les llevo estos dulces a mis abuelos, ¿vale? Sí, claro, llévaselos.

 Pronombre Reflexivo Despiértate
 Pronombre Objeto Directo Cógelo
Imperativo + Pronombre Objeto Indirecto Dame
 Pronombre Reflexivo + Pronombre Objeto Directo Póntelo
 Pronombre Objeto Indirecto + Pronombre Objeto Directo Tráemelo

Atividades

- Alguns alunos lerão em voz alta a regra, para socializar com seus colegas o que foi lembrado.

- Como aquecimento, os alunos terão de trabalhar em duplas para completar o primeiro grupo de exercícios de Imperativo + pronombre:

Exercício

1. (pagar, tú) la cuenta:.....................................

2. (Dar, tú) la llave del auto a tu madre:....................

3. (repartir, tú) las pruebas: ....................

4. (llevar, vosotros) las cartas: ....................

5. (vender, nosotros) la casa de la playa: ....................

6. (Mirar, tú) las fotos del cumpleaños: ....................

7. (Ponerse, tú) los pantalones nuevos: ....................

8. (decir, vosotros) la verdad al policía: ....................

9. (Decir, tú) a paloma que la quiero: ....................

10. (Pedir, vosotros) dinero a vuestros amigos: ....................

11. (Respetar, ustedes) las señales de tráfico: ....................

12. (controlar, tú) la bebida alcohólica: ....................

13. (contar, vosotros) a vuestro padre el problema: ................

14. (jugarse, vosotros) la suerte: ....................

15. (Sujetar, vosotros) al perro: ....................

1. Págala2. Dásela3. Repártelas4. Llevadlas5. Vendámosla
6. Míralas7. Póntelos8. Decídsela9 .Decidle10. Pedídselo
11. Respétenlas12. Contrólala13.Contadle14. Jugáosla15. Sujetadlo

- Após o preenchimento dos verbos, a classe confere as respostas e o professor esclarece possíveis erros.

- Depois, o professor divide a classe em grupos de 3 alunos, para dar as ordens a um suposto robô, que fará algumas tarefas por eles determinadas. Exemplo: O robô deverá cozinhar. Para isso, terá uma lista de 20 ações que deverá executar, de maneira sequenciada:

1. preparar la cena: prepárala

2. cocinar las papas: cocínalas

3. pelar las zanahorias: pélalas

4. encender el horno: enciéndelo

5. asar el cordero: ásalo

6. agregar la sal: agrégala

7. arreglar la mesa: arréglala

etc.

- Há outras possibilidades de tema: ordenar la habitación, limpiar la casa, llevar a los niños a la escuela, organizar un pic-nic etc.

- Cada trio fará sua proposta de ordens para o robô.

- A seguir, socializarão as ordens, em voz alta, com o resto da classe.

- Finalmente, podem escolher a melhor proposta e encená-la.

é professora de espanhol do Colégio Sidarta e do Colégio Mackenzie-Tamboré.

Mais Ensino Fundamental