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Ensino Fundamental


Matemática - Frações, porcentagens e desenhos

Antonio Rodrigues Neto

Frações, porcentagens e desenhos

Objetivo

A partir de uma questão do ENEM 2010, retomar o conceito de fração e porcentagem. Explorar os recursos geométricos que ajudem a visualizar os procedimentos para a aplicação desses dois conceitos.

Séries

Primeiro ano do Ensino Médio.

Estratégias

1) Apresentar aos alunos o enunciado de uma questão do ENEM que exige a elaboração do conceito de fração.

2) Transformar a porcentagem de 75%, apresentada na questão do ENEM, no formato de uma fração. Relacioná-la com a ilustração do enunciado.

3) Desafiar os alunos a resolverem o que foi proposto pela questão, relacionado aos 40%, construindo um desenho semelhante ao que foi apresentado na questão.

4) Mostrar todas as alternativas da questão analisando cada uma delas. A alternativa correta é a C.

5) Construir várias perguntas, retomando o conceito de fração e porcentagem, e mostrando várias operações por meio de desenhos.

6) Pedir aos alunos que desenhem novamente a lousa reduzindo-a em 20% a partir do primeiro desenho do enunciado da questão.

7) Propor para a sala de aula perguntas relacionando fração com porcentagem. Por exemplo, quanto é 25% de cinco sextos dessa lousa? Mostrar a resposta em mais um desenho.

8) Imaginar um terreno retangular indicando que dois terços desse terreno possui área construída, e que 50% dessa área será desapropriada. Como ficaria um desenho para indicar essa desapropriação?

Atividades

1) Desenhe um quadrado dividindo-o em outros quatro quadrados iguais. Escolha um deles e pinte somente um terço da sua área. Sobre essa área pintada, ocupe 20% com o desenho de um retângulo. Apresente todas as etapas da resolução desse problema para o seu professor.

2) Uma fazenda com oitocentos alqueires sofre uma desapropriação de 40% da sua área. Dessa área desapropriada, 30% são para os impostos atrasados. Qual é a medida da área usada para pagar os impostos?

3) Desenhe um retângulo e pinte 2/3 da metade da área dessa figura. Imagine que apenas 10%, dessa área pintada, será recortada. Qual é a fração do retângulo que será recortada? Faça um desenho indicando as etapas desse cálculo.

professor de matemática no ensino fundamental e superior, é mestre em educação pela USP e autor do livro "Geometria e Estética: experiências com o jogo de xadrez" pela Editora da UNESP.

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