Matemática - Razão entre as medidas: qual é a consequência?
Razão entre as medidas: qual é a consequência?
Objetivo
Retomar o conceito de razão como recurso para comparar medidas e quantidades. Aplicar esse conceito em situações que envolvam medidas de comprimento. Utilizar a questão do ENEM como ponto de partida para o desenvolvimento desse conteúdo.
Séries: Primeiro ano do Ensino Médio
Estratégias
1) Apresentar uma questão do ENEM 2010 relacionada ao conceito de razão.
2) Orientar os alunos para que façam desenhos do ?olho humano? e de um telescópio com as medidas informadas pelo problema.
3) Perguntar aos alunos, qual o significado do termo razão. Qual é a operação matemática que se aplica a esse termo? Lembrar que o termo razão significa também o quociente ou o resultado de uma divisão.
4) Propor para a sala de aula várias perguntas sobre a aplicação do conceito de razão, como por exemplo na comparação entre o comprimento da página de um caderno e a largura da linha que compõe essa página.
5) Discutir situações-problemas, para aplicação do conceito de razão, em que as medidas de comprimento possuem unidades diferentes.Sugestão: quantas vezes o comprimento de um túnel é maior que o comprimento do carro que atravessa esse túnel?
6) A partir da questão do ENEM, perguntar para os alunos, quantas vezes o ?olho do telescópio? é maior que o ?olho humano??
7) O cálculo feito anteriormente, da razão entre ?do olho do telescópio? e o ?olho humano?, é o caminho inverso do que é apresentado pela questão do ENEM. Discutir com os alunos essas duas possibilidades para a resposta, que podem ser dadas conforme a regra imposta pelo problema.
8) Propor outros problemas, explorando o conceito de razão, com grandezas diferentes, que geram outros tipos de conceitos como o de velocidade e de densidade. Quais são as grandezas envolvidas em cada uma dessas razões?
9) Discutir também o conceito de escala como uma das aplicações do conceito de razão. Propor aos alunos que observem as escalas indicadas nos mapas.
10) Mostrar para a sala de aula a medida da altura do monte Everest e a altura média de um homem adulto. Quantas vezes o monte Everest é mais alto do que um homem?
Atividades
1)Pesquisar as medidas dos diâmetros dos planetas que compõe o nosso sistema solar. Construir uma tabela com uma coluna para os nomes e uma outra para os respectivos diâmetros. Analisar quantas vezes um diâmetro é maior que o outro explorando todas as combinações possíveis.
2) Com uma régua e um mapa, pesquisar a distância, em quilômetros, entre a capital de São Paulo e Fortaleza. Registrar no caderno o tamanho médio de um passo dado por um homem adulto, e calcular quantos passos teriam que ser dados para percorrer essa distância.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.