Matemática - As várias jogadas com o setor circular
As várias jogadas com o setor circular
Objetivo
Visualizar os procedimentos de composição e decomposição de figuras geométricas como recurso para efetivar o cálculo de uma determinada área. Exercitar esses procedimentos a partir de áreas circulares, mais especificamente o setor circular.
Séries: Terceiro ano do Ensino Médio.
Estratégias
1) Perguntar aos alunos o que eles entendem por setor circular. Utilizar o gráfico de pizza para ilustrar várias situações de setores circulares pintando cada uma das partes desse gráfico de uma cor diferente.
2) Mostrar para a sala de aula as aplicações da regra de três no cálculo da área do setor circular.
3) Apresentar a questão do ENEM 2009 que propõe o desafio de calcular a área de região circulares. Observar a ilustração e as informações contidas na questão.
4) Analisar a região sombreada como resultado da intersecção de dois círculos, observando a coincidência de um passar pelo centro do outro.
5) Exercitar a visualização de que a metade dessa região sombreada é formada pela diferença entre a área de um setor circular e a área de um triângulo isósceles. Como calcular a área desse triângulo? Como calcular a área desse setor circular?
6) Desenhar na região sombreada o triângulo isósceles correspondente ao setor circular de cada círculo. Mostrar que os dois triângulos compõe um losango de lado igual a R.
7) Mostrar que a distância entre os centros dos círculos é igual a R. Visualizar o losango como sendo a composição de dois triângulos equiláteros, que, por possuírem ângulos iguais a 60º, produzem, para cada setor circular, um ângulo central igual a 120º.
8) Calcular a área do setor circular com ângulo de 120º aplicando a regra de três apresentada no início deste plano.
9) Mostrar, por meio do jogo de composição, que no desenho deste problema a área do triangulo isósceles é igual a área do triangulo equilátero de lado R.
10) Retomar os procedimentos de cálculo de figuras planas dando enfoque no triangulo equilátero. Explorar o teorema de Pitágoras para o cálculo da altura desse triângulo.
11) Com as informações da área do setor circular e da área do triângulo isósceles (igual a área do triangulo equilátero), calcular a metade da área sombreada.
12) Concluir o cálculo da expressão da área para a região sombreada multiplicando a expressão A por dois.
Atividades
1) Em uma chapa quadrada de lado L é feito um furo cujo o raio é a terça parte do lado desse quadrado. Faça um desenho e escreva a expressão da área da chapa que sobrou considerando com o valor igual a 3,14.
2) Escreva a expressão da área da figura verde, formada pela composição de dois círculos com raios iguais a r e a R, na condição que o raio maior R seja o quádruplo do raio menor r.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.