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Ensino Fundamental


Matemática - Unidades de massa e regra de três

Antonio Rodrigues Neto

Unidades de massa e regra de três

Objetivo

Retomar os procedimentos de transformação de unidades a partir de problemas que exijam a aplicação da regra de três. A partir de uma questão do ENEM, explorar as unidades utilizadas para medir a massa.

Séries: Primeiro Ano do Ensino Médio

Estratégias

1) Perguntar para a sala de aula quais são as unidades de massa mais usadas. Desafiar a transformação de uma unidade em outra.

2) Discutir algumas situações do cotidiano que exigem a aplicação da regra de três. Explorar informações de supermercados, relacionando o preço dos produtos com a respectiva massa.

3) Apresentar a questão do ENEM para os alunos, orientando que interpretem os dados com as respectivas unidades.

4) Aproveitar os dados dessa questão para retomar o conceito de potenciação como recurso para a interpretação numérica.

5) Escrever na lousa todos os dados e informações numéricas da questão, desafiando os alunos na construção de relações para a sua resolução.

6) Pedir para que alguns alunos apresentem um caminho de resolução dando ênfase no conceito de razão. Qual é a razão que está sendo informada pela questão?

7) Resolver a questão mostrando que a regra de três é um procedimento construído a partir da igualdade de duas razões.

8) Discutir com a sala de aula outras relações possíveis de serem feitas com as informações da questão. Quantos pneus são necessários para produzir 40Kg de óleo?

9) Mostrar os critérios do arredondamento do número de pneus que foi calculado para 40 kg de óleo.

Atividades

1) Cada paulistano produz entre 700 gramas e 1,5 quilo de resíduos por dia. (Veja-São Paulo-05/08/2009).

a) Qual é a média diária de resíduos produzida pelos paulistanos? Dê a resposta em gramas e em quilos.

b) Qual é a média de resíduos produzida por hora por cada paulistano?

2) Setenta caminhões transportam o lixo da coleta seletiva de 2,2 milhões de paulistanos. (Veja-São Paulo-05/08/2009). Qual é a razão que deve ser calculada para analisar a eficiência desse tipo de trabalho? Qual é o valor dessa razão?

3) Quatrocentos e vinte e dois caminhões recolhem diariamente as 9.500 toneladas de lixo residencial e as transportam para os aterros sanitários de Caieiras, Guarulhos e São João. (Veja-São Paulo-05/08/2009). Quantos caminhões são necessários para recolher aproximadamente 45 toneladas?

professor de matemática no ensino fundamental e superior, é mestre em educação pela USP e autor do livro "Geometria e Estética: experiências com o jogo de xadrez" pela Editora da UNESP

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