Topo

Nota geral do Enem fica em 49,55 na prova e 55,36 na redação

Da Redação<br>Em São Paulo

20/11/2003 10h57

Os participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2003 obtiveram, numa escala de zero a cem, nota média de 49,55 na prova objetiva, com 63 questões de múltipla escolha, e 55,36 na redação.

Na distribuição das notas da parte objetiva da prova, 49,4% dos participantes estão classificados de regular a bom (média de 40 a 70 pontos), 35,7% de insuficiente a regular (zero a 40) e 14,9% de bom a excelente (70 a 100). Na redação, 72,7% localizam-se no patamar de regular a bom, 13,7% de bom a excelente e 13,6% de insuficiente a regular.

As questões do Enem são estruturadas de forma contextualizada e interdisciplinar a partir de cinco competências que os estudantes devem ter desenvolvido ao longo da educação básica: domínio de linguagens, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentações e elaboração de propostas de intervenção na realidade. Este ano, o tema da redação foi "A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?".

Os resultados do exame mostram que, na parte objetiva, os participantes tiveram mais dificuldade na competência de número quatro, que exige relacionar informações para elaborar argumentações consistentes - a média foi de 46,8. Na redação, o pior desempenho, com nota média de 51,87, foi identificado na competência de número cinco, que solicita o uso dos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção na realidade.

Médias anteriores
Nos anos anteriores, as médias gerais do Enem foram inferiores às de 2003. No total dos pontos, a média da prova objetiva foi de 34,13 no ano passado e de 40,56, em 2001.

Na redação, apenas 2,5% dos estudantes conseguiram fazer acima de 70 pontos (faixa de bom a excelente) no ano passado. Este ano, 13,7% dos participantes tiveram nota classificada de boa a excelente.

Segundo o Inep, o Enem não permite comparação do desempenho entre um ano e outro porque as provas são diferentes. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, o fato de média de 2003 ser superior à de 2002 não significa que houve melhoria na qualidade do ensino.

O Ministério da Educação mede a evolução do desempenho escolar ao longo dos anos por meio do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), que apresenta critérios comparativos criados com este fim.

Aplicado no dia 31 de agosto em 605 municípios do país, o Enem 2003 contou com a presença de 1,3 milhão dos 1,9 milhão de inscritos.

Os participantes do Enem estão recebendo o boletim individual de resultados pelos Correios. Nele constam duas notas - uma para a parte objetiva e outra para a redação - e uma interpretação dos resultados obtidos para cada uma das cinco competências avaliadas. Os resultados individuais são sigilosos.

As escolas que tiveram mais de 90% de seus alunos matriculados na terceira série do ensino médio presentes ao Enem poderão solicitar um boletim com a média dos resultados do conjunto dos seus estudantes. O documento pode ser solicitado pelo e-mail

Leia também:
  • Média de escola pública é metade da particular
  • Enem mostra que atraso escolar é maior no Norte e Nordeste
  • Veja tabela com variáveis socioeconômicas