Capes recebe inscrições para mestrado e doutorado
Estão abertas até 16 de julho as inscrições para a regulamentação de novos cursos de mestrado, mestrado profissionalizante e doutorado na Capes/ MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação). As instituições de ensino superior públicas e privadas que quiserem submeter cursos novos à avaliação da Capes devem preencher o formulário no site da Capes.
Este ano, a portaria nº 51/2004 introduziu algumas inovações para facilitar o preenchimento do formulário e a análise do mérito da proposta, tendo sido criado um novo aplicativo, o APCN. Além de ter sido simplificado, o novo aplicativo pode ser preenchido on line, num sistema eletrônico mais moderno. Houve mudança também no número de categorias de docentes, que foram reduzidas a apenas duas: professor permanente e professor colaborador. O objetivo da Capes é dar mais transparência e legitimidade ao processo de análise de novos cursos de pós-graduação.
As mudanças nos aplicativos não alteraram porém, os pré-requisitos para a adequada concepção da proposta do curso, a garantia da infra-estrutura de ensino e pesquisa, competência tecnocientífica, grupos de pesquisa com produção intelectual relevante, núcleo de docentes necessário para a garantia de regularidade e qualidade das atividades de ensino, pesquisa e orientação, entre outros.
Nesta fase de ajustamento do APCN, informações complementares poderão ser solicitadas pela Capes às instituições de ensino superior para atender a necessidades específicas detectadas pelas comissões de área. Ao final de 2004, depois de avaliadas as críticas e incorporadas as sugestões pertinentes, o novo aplicativo permitirá que as propostas de curso sejam apresentadas de forma clara, sintética e compreensível. Os processos de análise da documentação e a vistoria das instalações devem ser concluídos pela Capes até dezembro.
Com informações do MEC
Este ano, a portaria nº 51/2004 introduziu algumas inovações para facilitar o preenchimento do formulário e a análise do mérito da proposta, tendo sido criado um novo aplicativo, o APCN. Além de ter sido simplificado, o novo aplicativo pode ser preenchido on line, num sistema eletrônico mais moderno. Houve mudança também no número de categorias de docentes, que foram reduzidas a apenas duas: professor permanente e professor colaborador. O objetivo da Capes é dar mais transparência e legitimidade ao processo de análise de novos cursos de pós-graduação.
As mudanças nos aplicativos não alteraram porém, os pré-requisitos para a adequada concepção da proposta do curso, a garantia da infra-estrutura de ensino e pesquisa, competência tecnocientífica, grupos de pesquisa com produção intelectual relevante, núcleo de docentes necessário para a garantia de regularidade e qualidade das atividades de ensino, pesquisa e orientação, entre outros.
Nesta fase de ajustamento do APCN, informações complementares poderão ser solicitadas pela Capes às instituições de ensino superior para atender a necessidades específicas detectadas pelas comissões de área. Ao final de 2004, depois de avaliadas as críticas e incorporadas as sugestões pertinentes, o novo aplicativo permitirá que as propostas de curso sejam apresentadas de forma clara, sintética e compreensível. Os processos de análise da documentação e a vistoria das instalações devem ser concluídos pela Capes até dezembro.
Com informações do MEC
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