Topo

Inep registra presença de 68% dos alunos inscritos no Enem

Da Redação<br><br/> Em São Paulo

31/08/2004 12h39

Dos cerca de 1,5 milhão de inscritos na sétima edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), 68% compareceram no último domingo (29/8) para fazer a prova, que ocorreu em 608 municípios.

O balanço preliminar foi divulgado nesta terça-feira (31/8) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). O índice de presença no ano passado foi de 70%.

O maior comparecimento foi registrado no Espírito Santo, que teve 76% dos 37,2 mil inscritos presentes à prova. A ausência mais expressiva ocorreu no Amazonas, onde 66% dos 21,6 mil que se inscreveram não compareceram. Estado com maior número de inscritos no Enem (489,6 mil), São Paulo teve índice de presença de 73,4%, um pouco superior ao ano passado.

Segundo Eliezer Pacheco, presidente do Inep, no país foram mantidos praticamente os mesmos percentuais de presença do ano passado, mas em algumas unidades da Federação como o Amazonas e o Maranhão os índices de faltosos, que já eram altos, tiveram aumento. "Pretendemos analisar, nesses Estados, quais são as possíveis causas do crescimento da quantidade de alunos que não foram realizar a prova", afirma.

Resultados
O resultado do Enem será anunciado no dia 16 de novembro, por meio de boletins individuais de notas enviados aos candidatos pelos Correios. Os alunos que informaram o número do CPF na ficha de inscrição terão acesso exclusivo pela Internet ao Boletim Individual de Resultados. As escolas que tiverem mais de 90% de seus alunos matriculados na terceira série do ensino médio presentes ao Enem poderão solicitar um boletim com a média dos resultados do conjunto dos seus estudantes. O documento poderá ser solicitado pelo e-mail enem@inep.gov.br.

A parte objetiva da prova, constituída por 63 questões de igual valor, será avaliada numa escala de 0 a 100 pontos, gerando uma nota global que corresponde à soma dos pontos atribuídos às questões acertadas. Além disso, será atribuída uma nota, também de 0 a 100, a cada uma das cinco competências avaliadas -domínio de linguagens, compreeensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentações e elaboração de propostas de intervenção na realidade.

Para a redação será dada uma nota global de 0 a 100 e uma nota, na mesma escala, para cada uma das cinco competências aferidas. A redação será desconsiderada se o participante fugir ao tema ou à estrutura solicitados, se estiver assinada ou, sob qualquer forma, estiver personalizada.

Mais informações devem ser obtidas no site do Inep ou pelo telefone pelo telefone 0800-616161.