Topo

Universidades já podem se inscrever no Projeto Rondon

Da Redação<br>Em São Paulo

21/10/2004 16h38

  • Inscrições podem ser feitas no site do Ministério da Defesa.

    Estão abertas até 16 de novembro as inscrições para o Projeto Rondon de 2005. Coordenado pelo Ministério da Defesa, com a colaboração do Ministério da Educação, o projeto vai selecionar 40 equipes formadas por alunos e professores dos cursos de graduação de instituições de ensino superior no país.

    Criado em 1967, o projeto levou alunos e professores de instituições de ensino superior a desenvolver trabalhos em regiões carentes do país até 1989, quando foi desativado. Cerca de 400 mil estudantes de medicina, pedagogia, nutrição, agronomia, entre outros, levavam noções básicas de saúde, educação e agronomia à população.

    Nessa nova etapa, o projeto pretende retomar as atividades em comunidades da região amazônica, no Nordeste e, mais tarde, em regiões metropolitanas das grandes cidades. Os universitários irão até os municípios escolhidos para fazer um diagnóstico dos problemas existentes. Os dados serão utilizados pela universidade para elaborar um plano de ação que outra equipe irá executar.

    A primeira operação será implementada em janeiro de 2005 no Amazonas, nas cidades de São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Tefé, Yauarete, Maturacá, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, Santo Antônio do Içá, Carauari, Eirunepé, Fonte Boa, Coari e Santa Isabel do Rio Negro.

    Seleção
    A seleção terá como base a documentação enviada pelas instituições, que serão avaliadas por uma comissão. A apresentação e objeto do projeto, condições para participar, documentação exigida, prazos de execução, julgamento, recursos, disposições gerais e anexos encontram-se no edital de seleção no site do Ministério da Defesa.

    Além dos recursos governamentais, o projeto vai contar com investimentos da iniciativa privada. Na Amazônia, terá o apoio da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), Sipam (Sistema de Proteção da Amazônia), governo do Estado e prefeituras.

    Mais informações no telefone 0/xx/61/312.4000 ou no site. As instituições que retirarem o edital via internet deverão enviar o termo de recebimento do edital (Anexo B), pelo fax 0/xx/61/312.9078.

    A documentação para inscrição deverá ser enviada pelos Correios, em envelope lacrado, para o seguinte endereço: Ministério da Defesa, Secretaria de Organização Institucional, Comissão de Avaliação de Propostas do Projeto Rondon, Esplanada dos Ministérios, Bloco Q, Sobreloja, Sala nº 14, Brasília (DF), CEP 70.049-900.