Topo

Enade avaliará 2.187 cursos de graduação

Da Redação<br>Em São Paulo

26/10/2004 16h50

O Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) avaliará 2.187 cursos de graduação de 13 áreas do conhecimento. A prova será aplicada pelo Inep/MEC (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) no dia 7 de novembro, das 13 às 17 horas. Estão inscritos, para participar do exame, 155.654 estudantes, sendo que 95.766 são ingressantes e 59.888, concluintes.

O Enade faz parte do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), que engloba uma avaliação dos cursos e das instituições. A área com maior número de cursos a serem avaliados é educação física, com 355, seguida por enfermagem (352). As áreas com menor número de cursos participantes são terapia ocupacional (36) e zootecnia (51).

As 13 áreas que terão os seus cursos avaliados são: agronomia, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia.

São Paulo
São Paulo possui a maior quantidade de estudantes que farão o exame, com 43.857, e Roraima o menor número, com apenas 232 estudantes.

O MEC sugere que que os participantes cheguem aos locais de prova com antecedência mínima de 45 minutos. O estudantes devem levar identidade oficial com foto, o cartão resposta do questionário preenchido e uma caneta preta.

A lista com os locais foi enviada, na última semana, aos coordenadores de curso que devem divulgá-la na instituição. As provas têm 10 questões de avaliação da formação geral, comum aos cursos de todas as áreas, e 30 questões específicas para cada área. Nas duas partes, as questões serão discursivas e de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos.

A prova vai investigar a formação de um profissional ético, competente e comprometido com a sociedade em que vive. Serão contemplados temas como sociodiversidade, biodiversidade, globalização, cidadania e problemas contemporâneos. Serão consideradas as habilidades do estudante para analisar, sintetizar, construir hipóteses e estabelecer relações, entre outras.

Com site do MEC