Topo

Escolas estaduais gaúchas terão matrícula pela internet

Da Redação

Em São Paulo

04/08/2010 10h13

A matrícula dos alunos da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul vai passar a ser feita pela internet a partir de outubro, quando incia o período de matrícula para o ano letivo de 2011, anunciou ontem (3) o secretário de Educação Ervino Deon.

De acordo com a secretaria, os pais que ainda não colocaram seus filhos nas escolas estaduais poderão fazer a inscrição pela internet sem sair de casa. As famílias que não tiverem acesso à internet poderão fazer a inscrição nas escolas, onde os sistemas estarão informatizados. Mas para os estudantes já matriculados na rede estadual, é necessário fazer a conferência de dados presencialmente nas escolas.

Segundo a secretaria, das 2.573 escolas estaduais gaúchas, cerca de 2.000 já possuem internet banda larga ou a rádio. Para as áreas em que ainda não há acesso a internet, em especial áreas rurais ou indígenas, a previsão da secretaria é fornecer o acesso até o final do ano. Para isso, o governo do Estado firmou parceria com a operadora Oi. Em áreas fora de cobertura, a expectativa é utilizar conexão a rádio.

De acordo com a secretaria, o investimento do governo do Estado para a informatização das escolas soma R$ 24,4 milhões e vai atingir cerca de 1,2 milhão de estudantes.