Livro mostra como relacionar música e as transformações do espaço urbano
Como relacionar música e as transformações do espaço urbano e transmitir isso ao aluno? Foi essa a proposta da dissertação de mestrado de Julia Pinheiro Andrade, apresentada em 2007 à USP (Universidade de São Paulo) e, que, agora, virou livro.
De acordo com Julia, o livro indica como criar uma escuta diferente da canção para compreender o “tempo e espaço contemporâneos”.
Os alunos, de acordo com a pesquisadora, utilizam representações abstratas da cidade e têm dificuldade de compreender as transformações concretas do local onde vive. Segundo Julia, a canção “mobiliza o corpo, as emoções e cognição a um só tempo” e é uma excelente forma de chegar a diversos temas.
Na pesquisa, ela utilizou músicas de Tom Zé e do conjunto Racionais MCs, por apresentarem diferentes perspectivas da cidade. “A cultura do nosso tempo é diluída, fragmentada, mas múltipla: a canção pode trazer para a sala de aula diferentes escutas e conversações”, afirma.
* Com informações da Agência Fapesp
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.