Topo

Quatro meses após fim da invasão da reitoria, Federal de Rondônia escolhe nova dirigente

Do UOL, em São Paulo

05/03/2012 16h22

A professora Berenice Tourinho venceu neste final de semana as eleições para a reitoria da Unir (Universidade Federal de Rondônia). Ela será incluída na primeira posição de uma lista tríplice a ser enviada para a presidente Dilma Rousseff, que é quem escolhe o novo reitor. Tradicionalmente, quem vence a consulta é nomeado.

A eleição acontece cerca de quatro meses depois da renúncia do ex-reitor Januário Amaral, que se afastou do cargo sob suspeita de desvio de recursos de uma fundação ligada à Unir. Durante quase dois meses, estudantes da instituição ocuparam a sede da reitoria, em Porto Velho, pedindo a saída de Amaral.  O ex-reitor disse em entrevista ao UOL Educação em novembro que estava sendo perseguido por ser homossexual. Ele nega irregularidades.

Compõem a lista o professor Ene Glória e a atual reitora, Maria Cristina Victorino França, que assumiu o posto no lugar de Amaral.

Laboratório prestes a explodir

Em novembro do ano passado, o UOL mostrou a situação delicada pela qual passava a Unir. Dentre os problemas, estavam contaminação do solo por formol, tanques com cadáveres presos há quatro meses, obras paradas, salas de aulas abandonadas, um laboratório prestes a explodir e diversos outros problemas de infraestrutura.