Topo

Bob Esponja, Goku e Wolverine viram "professores" em vídeos educativos

Do UOL, em São Paulo

10/04/2012 10h00


Ter uma aula de biologia sobre seres do fundo do mar com Bob Esponja ou aprender sobre evolução com Goku, do Dragon Ball Z, pode fazer com que muito estudante se divirta. É nisso que o dublador Wendel Bezerra, 37, vem trabalhando: nos últimos meses, este ator que dá voz aos dois personagens tornou-se o narrador dos vídeos de biologia da Khan Academy traduzidos para o português.

Essa iniciativa norte-americana, que pretende oferecer conteúdos gratuitos para quem quiser estudar pela internet, já conta com mais de 3.000 vídeos no Youtube. Aqui no Brasil, por enquanto, a Fundação Lemann, responsável pela “importação” da ideia, traduziu cerca de uma centena e alcançou cerca de 350 mil visualizações.

Como seria aprender biologia com o Bob Esponja


“A gente sempre aprende a cada trabalho que a gente faz. Está sendo novo e bacana”, conta Bezerra. De fato, falar sobre mitocôndrias ou seres unicelulares é um pouquinho diferente de conversar sobre hambúrgueres de siri da lanchonete do seu Siriguejo.

Bezerra foi escolhido para o projeto após várias avaliações. “Fizeram um teste com várias pessoas, que tinham vozes jovens, maduras, mais graves. E esse teste foi submetido a estudantes de várias idades. No fim, estabeleceram que tipo de voz fixa melhor na cabeça dos alunos ou prende mais a atenção”, afirma.

Uma das maiores dificuldades, segundo o dublador, é manter o tom de voz e a maneira de falar que façam com que os estudantes prestem atenção ao conteúdo e, efetivamente, aprendam. Com um currículo extenso no ramo, Bezerra também é responsável pela dublagem de personagens como Edward Cullen, da saga Crepúsculo, Wolverine, de X-Men, e do ator Jackie Chan.