Mercadante diz que MIT vai abrir escritório no Brasil
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse nesta terça-feira (10) que o MIT (Massachusetts Institute of Technology) vai abrir um escritório no Brasil. Ele está acompanhando a presidente Dilma Rousseff em uma viagem oficial aos Estados Unidos. Mercadante não deu outros detalhes sobre a data de abertura do escritório.
Além disso, a Escola de Engenharia do MIT assinou um convênio com o ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) de São Paulo para "explorar uma colaboração" que poderá dar lugar à "concepção, desenho e criação de um Centro de Inovação".
"Para o Brasil é muito importante o que estamos fazendo aqui. Abre um caminho que eu estou certa de que irá expandir cada vez mais", disse Dilma na presença da presidente do MIT, Susan Hockfield, antes da assinatura de dois acordos de cooperação para aumentar o número de estudantes brasileiros e o intercâmbio de conhecimentos tecnológicos.
Recebida por Hockfield, com quem teve um encontro particular, Dilma conduziu uma mesa redonda integrada por pouco mais de dez pesquisadores e professores, não só do MIT, como também de Harvard, da Universidade de Chicago e do Brasil.
O objetivo de Dilma é impulsionar o "Ciência sem Fronteiras", um programa com forte investimento do governo, que irá conceder 75 mil bolsas ao longo de quatro anos e que tem por objetivo obter avanços nas áreas de tecnologia e inovação, por meio do intercâmbio de pesquisadores, estudantes e professores entre instituições brasileiras e do exterior.
Mais de 7.000 interessados se inscreveram para participar do programa só nos Estados Unidos, 1.500 foram selecionados e 555 já estão em instituições americanas, segundo dados do governo brasileiro.
Na segunda-feira, a presidente brasileira se reuniu com Barack Obama em Washington. Sua visita a Boston marca o fim de sua viagem aos EUA.
*Com informações da AFP
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.