Topo

Federal do Ceará lança sistema online para garantir matrícula dos aprovados no Sisu

Do UOL, em São Paulo

03/07/2012 11h26

Após a suspensão das matrículas presenciais do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), por causa da greve dos servidores técnico-administrativos, a UFC (Universidade Federal do Ceará) disponibilizou nesta terça-feira (3) um sistema online para a realização da matrícula. Segundo nota publicada no site da instituição, "o calendário será mantido e os candidatos poderão solicitar suas matrículas da primeira chamada do Sisu até o dia 9 de julho". 

Na última sexta-feira (29), a Fasubra (Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras) informou que as matrículas do Sisu estavam suspensas em todas as universidades e institutos federais.

No mesmo dia, o MEC afirmou, em nota, que foram registrados problemas com as matrículas em cinco das 21 universidades federais que participaram do Sisu: UFC (Universidade Federal do Ceará), na UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), na UFPI (Universidade Federal do Piauí) e em alguns campi da UFT (Universidade Federal de Tocantins) e da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).

Servidores em greve

Além dos professores das universidades federais, os servidores técnico-administrativos também estão em greve. O movimento nacional é coordenado pela Fasubra (Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores Técnico-administrativos das Universidades Brasileiras).

Entre as reivindicações específicas da categoria estão o reajuste salarial, a racionalização dos cargos e a isonomia salarial e de benefícios entre os três poderes. Na pauta geral, a categoria pede o fim da terceirização, o investimento de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) em educação e a implantação da jornada de trabalho de 30h sem redução de salário.