Topo

Apenas 1 em cada 4 brasileiros domina leitura, escrita e matemática, segundo pesquisa

Do UOL, em São Paulo

16/07/2012 15h50Atualizada em 17/07/2012 11h58

Apenas um em cada quatro brasileiros atingem um nível pleno de habilidades no uso da leitura, escrita e matemática. Esse é o resultado do Inaf Brasil 2011 (Indicador de Analfabetismo Funcional), realizado pelo Instituto Paulo Montenegro e a ONG Ação Educativa.

Segundo o indicador, no ensino superior apenas 62% das pessoas são classificadas como plenamente alfabetizadas.

A pesquisa realizada há dez anos mostra que no período houve uma redução do analfabetismo absoluto e da alfabetização rudimentar e um incremento do nível básico de habilidades de leitura, escrita e matemática.

Os dados de 2011 mostram que 47% dos brasileiros entre 15 e 64 anos apresenta um nível básico de leitura, escrita e matemática. Em 2001, esse nível representava 34% dos entrevistados.

Em 2001, 39% dos pesquisados eram analfabetos funcionais. Em 2011, o índice passou para 27%. Analfabetos funcionais são aqueles que não conseguem realizar tarefas simples que envolvem a leitura de palavras e frases.

A evolução do indicador indica que os grupos que mais avançaram em termos de alfabetismo foram aqueles com renda de até dois salários mínimos (de 58% para 83%), seguidos por aqueles com renda entre dois e cinco salários mínimos (de 44% para 60%).

Indicador

O Inaf avalia habilidades de leitura, escrita e matemática e classifica os respondentes em quatro níveis de alfabetismo: analfabetos, alfabetizados em nível rudimentar, alfabetizados em nível básico e alfabetizados em nível pleno. Os dois primeiros níveis são considerados como analfabetismo funcional.

A pesquisa é feita por meio de entrevistas e teste cognitivo aplicado em uma amostra nacional de 2.000 pessoas.