Aluno de EAD deve se planejar para o estudo
Você se matriculou em um curso de EAD (ensino a distância) e a motivação inicial para dar início aos estudos é grande. Depois das primeiras semanas on-line, percebe que está com dificuldades para acompanhar o ritmo do curso. As tarefas não cumpridas se acumulam.
Não se desanime: seu caso não é o único e acontece, em maior ou menor grau, entre novatos e veteranos de EAD.
Há várias razões para isso, segundo os professores consultados pela reportagem do UOL Educação. Elas podem ter origem, inclusive, em erros bobos que o próprio aluno comete por descuido ou de forma proposital.
Um exemplo: as pequenas autossabotagens. No meio de uma leitura obrigatória, o aluno acessa o celular ou a internet para checar e-mails e postagens de amigos nas redes sociais, perde muito tempo com isso e compromete o rendimento no estudo.
“Um dos grandes desafios do estudante do EAD é trabalhar com seu planejamento individual sem ter aquela supervisão que vemos em aulas presenciais”, diz a pro-reitora de EAD da Unopar (Universidade Norte do Paraná), Elisa Maria de Assis.
Outro motivador para o baixo aproveitamento pode ser a falta de familiaridade com o sistema de aprendizado a distância.
“A distribuição da internet no país é como o PIB estadual”, compara o diretor-executivo da FGV (Fundação Getulio Vargas) on-line, Stavros Xanthopoylos. Ou seja, quanto mais rico o Estado, maior a presença da internet entre a população e menor a dificuldade para lidar com as ferramentas de estudo.
“A pessoa não precisa vir pronta para o EAD, mas estar aberta para lidar com esse ambiente de estudo diferenciado”, recomenda a diretora de graduação dos cursos EAD da Universidade Católica de Brasília, Sandra Mara Bessa.
Lembre-se também que o EAD requer mais dedicação pessoal e autonomia de estudo, superando até muitos cursos presenciais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.