Topo

Centro de pesquisa brasileiro oferece aulas de microscopia eletrônica na internet

Da Agência Fapesp

04/10/2012 08h49

O LNNano (Laboratório Nacional de Nanotecnologia) está publicando em seu canal do YouTube uma série de videoaulas sobre microscopia eletrônica de transmissão com, em média, 1 hora e 20 minutos de duração.

O curso já conta com nove aulas que, em pouco mais de um mês, tiveram mais de 4.000  visualizações. De acordo com as estatísticas do YouTube, as aulas estão atraindo o interesse do público de mais de 40 países.

Os vídeos foram gravados durante o 4º Curso Teórico-Prático de Microscopia Eletrônica de Transmissão, realizado em janeiro de 2012 e que abordou aspectos fundamentais e tópicos avançados de microscopia eletrônica, incluindo aplicações de difração, espectroscopia de perda de energia e técnicas de microscopia in situ.

As aulas foram transmitidas ao vivo pela internet e acompanhadas em tempo real por mais de 750 pessoas, número que agora multiplicou com a publicação no YouTube. Trata-se do primeiro curso sobre microscopia eletrônica organizado no formato de aulas ministradas por especialistas de vários países e disponível na web.

Até o momento, foram disponibilizadas nove aulas ministradas por pesquisadores do próprio LNNano – Carlos Inoki, Jefferson Bettini e Luiz Fernando Zagonel – e por convidados – Mathieu Kociak (Universidade Paris Sud, França), Thomas Hansen (Technical University of Denmark, Dinamarca), Raúl Arenal (Instituto Nanociencia de Aragon, Espanha), Marin van Heel (Leiden University/Imperial College London, Holanda/Reino Unido) e André Luiz Pinto (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas).

Outras aulas estão em processo de edição e serão disponibilizadas em breve.

O LNNano integra o CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), em Campinas, responsável também pela gestão dos LNLS (Laboratórios Nacionais de Luz Síncrotron), LNBio (Biociências) e CTBE (Ciência e Tecnologia do Bioetanol).

Mais informações: www.youtube.com/user/NanotecLNNano