Topo

Enem 2012: Sem horário de verão, candidatos se confundem com hora e chegam atrasados em Maceió

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

03/11/2012 13h19Atualizada em 03/11/2012 14h07

O horário de verão atrapalhou muitos candidatos ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em Alagoas, neste sábado (3). Em Maceió, no Cepa (Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas), localizado no Farol, concentra-se o maior número de escolas que estão realizando as provas.

Várias pessoas chegaram atrasadas e foram surpreendidas com os portões fechados devido ao horário de verão. A capital alagoana não está participando do horário de verão e, ao meio-dia, os portões foram fechados. 

O retardatário Alejandro Silva, 21, saiu de 10h30 de casa e enfrentou um trânsito de  cerca de 12 km e não conseguiu entrar na escola estadual Moreira e Silva. "Que absurdo eu ter chegado na hora que o portão fechou e não me deixaram entrar", disse ele, emocionado, destacando que o sonho em ingressar no curso de educação física foi adiado para o ano que vem.

A estudante de história Claudine Fonseca, 23, decidiu investir em um novo curso, mas chegou atrasada. "Ia tentar o Enem para direito, mas me confundi com o horário. Venho amanhã para fazer as provas para ver como foi meu desempenho e ano que vem vou sair logo cedo de casa para não acontecer mais isso", disse.

A confusão do horário de fechamento dos portões também ocorreu na escola estadual José Correia da Silva Tirara.

Breno Costa,19, disse que ficou nervoso na noite passada e não dormiu bem. Ele contou que acabou "perdendo a hora de acordar, mas achei que fechava de 13 horas", contou.

No primeiro dia de provas, os candidatos têm o mínimo duas e o máximo quatro horas e meia para se submeter a 90 questões - divididas entre 45 ciências da natureza e 45 de ciências humanas. Já neste domingo (4), os candidatos têm no mínimo duas horas e no máximo cinco horas e meia para realizar provas de linguagens e códigos, matemática e redação.