Em 879 cidades brasileiras, a maioria dos alunos do 5° ano tem nível insuficiente de matemática
Cristiane Capuchinho
Do UOL, em São Paulo
12/11/2012 10h00Atualizada em 12/11/2012 13h01
Em 879 municípios brasileiros, mais da metade dos alunos de escola pública chega ao 5° ano com conhecimento insuficiente em matemática para estar nessa série do ensino fundamental. Em outros 341 municípios, mais da metade dos alunos têm nível insuficiente em português.
Isso é o que mostram os dados da Prova Brasil 2011, compilados pelo economista Ernesto Faria, da Fundação Lemann, disponíveis no portal Qedu.
70% adequado
89
cidades
de Minas Gerais têm mais de 70% de seus alunos do 5° ano com aprendizado adequado de português
Veja também
45
municípios
de Minas Gerais têm bons níveis de desempenho dos alunos em matemática
42
cidades
de São Paulo têm mais de 70% dos alunos com nível adequado de português
18
municípios
de São Paulo apresentam 70% dos alunos com aprendizado adequado em matemática
Por nível insuficiente, entende-se o estudante que tem conhecimentos inadequados ao estágio escolar em que está, conforme classificação do professor José Francisco Soares, da Universidade Federal de Minas Gerais, e do Movimento Todos pela Educação. Há também os níveis básico e adequado, que inclui conhecimento proficiente e avançado.
Ao todo, o estudo mostrou os resultados de 4.952 cidades em que mais de 30 alunos do 5° ano fizeram a Prova Brasil em 2011.
Maranhão é o Estado que concentra o maior número de municípios em que mais da metade dos alunos têm nível insuficiente de conhecimento de matemática (166 cidades) e de português (85 cidades).
Na outra ponta, apenas 92 municípios têm mais de 70% dos alunos com nível de português adequado à série em que estuda. Em matemática, o número aumenta: são 191 cidades com mais de 70% dos alunos com nível adequado na disciplina. Minas Gerais, Paraná e São Paulo são os Estados que concentram municípios com mais de 80% dos alunos com aprendizado adequado.
Panorama
Se olharmos para o país como um todo, apenas 37% dos estudantes de 5° ano têm o nível adequado de aprendizado em português. Em matemática, a situação é pior: 33% dos alunos do 5° ano de escola pública aprenderam o desejado até essa série escolar.
No Distrito Federal, 52% dos alunos mostraram aprendizado adequado em português e 47% em matemática. Minas Gerais tem 51% dos alunos com aprendizado de português adequado ao 5° ano do ensino fundamental e 50% em matemática.
São Paulo
44%
dos alunos
do 5° ano de escola pública têm nível adequado de português
42%
dos estudantes
do 5° ano sabem o que deveriam em matemática
Em relação aos números de 2009, Santa Catarina é o Estado com maior avanço: 14 pontos percentuais no nível de alunos com aprendizado adequado de português entre 2009 e 2011, alcançando o nível de 50%. Na matemática, o salto de 13 pontos percentuais levou a uma taxa de 47% dos alunos de 5° ano sabendo o nível adequado.
O Ceará aumentou em 11 pontos percentuais a parcela de estudantes que têm desempenho adequado em português no 5° ano (33%). Em matemática, o acréscimo foi de oito pontos percentuais (26%).
No Mato Grosso do Sul, o avanço foi de dez pontos percentuais no número de alunos com aprendizado adequado em português (43%) e nove pontos em matemática (38%).
O Amapá foi o único Estado em que houve piora de desempenho. Em 2009, apenas 12% dos estudantes tiveram desempenho adequado em matemática, em 2011 o número caiu para 10%.
Mais dados
A Prova Brasil é realizada a cada dois anos e avalia os conhecimentos de português e matemática de alunos de 5° e 9° anos. Com seu resultado é produzido o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que é a "nota" do ensino básico no país. Numa escala que vai de 0 a 10, o MEC (Ministério da Educação) fixou a média 6, como objetivo para o país a ser alcançado até 2021.