Alunos da Federal Rural do RJ ocupam reitoria para reclamar melhorias
Cerca de 150 estudantes da UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) ocuparam o prédio da reitoria, em Seropédica (a 75 quilômetros da capital), na noite de quarta-feira (13).
Os alunos ocuparam o espaço para protestar e pedir melhorias na infraestrutura e na segurança da universidade que, segundo eles, comprometem a qualidade de ensino nos três campos de graduação, em Seropédica, Nova Iguaçu e Três Rios, e no campus de pós-graduação, em Campos dos Goytacazes.
De acordo com o coordenador do DCE (Diretório Central de Estudantes), Gustavo Pereira, há edificações com paredes rachadas e infiltrações, que oferecem risco à integridade da comunidade acadêmica, além de obras paradas em todos os campi da universidade.
Os alunos reclamam também de inúmeros assaltos e da falta de iluminação nas dependências da UFRRJ. “Em Seropédica já houve inclusive estupros”, conta Pereira.
Segundo os estudantes, a desocupação só será feita depois que for firmado um acordo para resolver os problemas estruturais, de falta de professores e de segurança. Os alunos exigem também a presença de representantes do MPF (Ministério Público Federal) e do TCU (Tribunal de Contas da União) e uma auditoria externa na universidade.
A ocupação, decidida durante assembleia geral dos estudantes, começou no início da noite de quarta por volta das 20h30. Os manifestantes tomaram os gabinetes do reitor, o professor Ricardo Motta Miranda, e da vice-reitora, professora Ana Maria Dantas Soares, ambos em viagens de trabalho, além da secretaria.
De acordo com o coordenador-geral do DCE, os estudantes produziram um dossiê contendo uma relação dos problemas estruturais da universidade, documentados por cerca de 150 fotos. “Entregamos cópias do dossiê para a reitoria e vamos entregar também ao MPF e ao TCU, para que esses órgãos nos ajudem e investiguem possíveis irregularidades com o dinheiro público”, garantiu Pereira.
Expansão
“Hoje a universidade está em um processo de expansão, decorrente do Reuni [Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais], que acabou gerando um verdadeiro caos. Construíram novos espaços, mas não trataram devidamente do que já existia”, criticou.
“A nossa intenção é, acima de tudo, resguardar a qualidade de ensino dentro da universidade e o respeito aos corpos docente e discente e aos servidores técnico-administrativos que trabalham aqui”, concluiu o estudante.
Os alunos pedem melhorias na infraestrutura e na segurança
Outro lado
A assessoria de comunicação da UFRRJ informou que aguarda a chegada do reitor a Seropédica para divulgar uma nota oficial sobre o assunto. Ele retorna nesta quinta-feira (14) de uma viagem ao Recife, onde participou de uma reunião da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior).
Ainda segundo a assessoria, o reitor já está ciente da ocupação desde a noite de quarta e deu início às negociações com os estudantes por meio de outros representantes da instituição. Os alunos já entregaram a pauta de reivindicações e devem conversar com o reitor ainda na noite desta quinta.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.