Topo

Após apostilas irem para o lixo, alunos reclamam da falta de material em Limeira (SP)

Apostilas escolares novas são encontradas em depósito de lixo no interior de SP Imagem: Maurício R. Martins/Jornal de Limeira

Eduardo Schiavoni

Do UOL, em Limeira (SP)

11/04/2013 20h30

Alunos da rede estadual de ensino em Limeira, no interior de São Paulo, afirmaram que não receberam todas as apostilas que deveriam ter sido distribuídas pelo governo estadual no começo do ano. Ontem (10), uma pilha com seis caixas do material didático foi encontrada em um depósito de materiais recicláveis da cidade, mas a Secretaria Estadual de Educação informou que nenhum aluno teria ficado sem o material.

A reportagem conversou com sete alunos, de duas escolas diferentes: as escolas estaduais Professor Antonio Perches Lordello e a Professor Lázaro Duarte Patéo. Nos sete casos, eles informaram que os materiais não foram entregues por completo até hoje.

Veja também

Eduardo Martins, aluno do terceiro ano do ensino médio, afirmou que ainda não recebeu as apostilas de educação física e artes. "Esse material ainda não chegou para os alunos", informou ele, que estuda no Perches.

Já Creuza dos Santos,38, mãe de uma aluna do ensino fundamental da mesma escola, confirmou a informação. "No primeiro bimestre, eles nem tiveram a chance de usar as apostilas, porque chegou atrasado. Agora, ainda tem disciplina que está sem o material”, disse.

Denúncia

As apostilas que estavam no depósito de recicláveis foram recolhidas na manhã de ontem, segundo a proprietária. Ela informou que um homem, que se identificou como funcionário da Secretaria do Estado da Educação, levou todas as caixas. A Secretaria foi procurada, mas não confirmou a informação.

A Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) informou que, até o momento, nenhuma denúncia sobre falta de material didático foi feita oficialmente, mas que irá apurar o caso e verificar se os alunos estão sendo prejudicados. A instituição declarou ainda que pretende visitar as escolas para verificar a existência do problema.

Outro lado

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo informou que "repudia qualquer tipo de desperdício de material" e que, "diante das denúncias apresentadas, a Diretoria Regional de Ensino de Limeira instaurou uma apuração preliminar para esclarecer o ocorrido".

A secretaria também informou que recolheu as apostilas "de modo a contribuir com a averiguação", mas não informou quantas eram nem qual foi o custo de cada uma delas.

Ainda na nota, a secretaria disse que a distribuição das apostilas "foi concluída no mês de março", mas que irá averiguar, junto à direção das escolas citadas, "por qual motivo alunos não receberam alguns exemplares do material". "É importante destacar que esses materiais de apoio a estudantes e professores não são as únicas ferramentas para ensino utilizadas em sala de aula", ressaltou.

O caso

Pelo menos seis pacotes com apostilas novas, que seriam utilizadas por alunos da rede estadual de Limeira, foram encontradas anteontem em um depósito de materiais recicláveis no bairro Vista Alegre. As caixas têm o logotipo do governo do Estado de São Paulo e estão identificadas como Kit Escolar 2013. O material deveria ser distribuído gratuitamente aos alunos pelas escolas.

Os pacotes estão divididos por disciplinas --geografia, arte, matemática, física, língua portuguesa e ciências-- e são destinados ao ensino médio e ao ensino fundamental. 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Após apostilas irem para o lixo, alunos reclamam da falta de material em Limeira (SP) - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Educação