No Brasil, 546 mil alunos usam barcos como transporte escolar

Cristiane Capuchinho

Do UOL, em São Paulo

  • Cristiane Capuchinho/UOL

    Lancha escolar atracada na comunidade de Arapixuna, em Santarém (PA)

    Lancha escolar atracada na comunidade de Arapixuna, em Santarém (PA)

No Brasil, 545.968 estudantes usam barcos ou embarcações para frequentarem a escola, segundo dados do Censo da Educação Básica 2012. Desses 165,2 mil moram no Estado do Pará e outros 100,4 mil estão no Amazonas.

Apesar de ser grande, o número representa apenas 1% dos alunos matriculados na rede. A maioria dos estudantes brasileiros que usam transporte público vão de ônibus ou de micro-ônibus para a escola ( 6,59 milhões). O número representa 13% dos estudantes matriculados na educação regular, especial ou de jovens e adultos no ano de 2012.

O transporte rodoviário é o mais comum no país. Além dos estudantes que usam ônibus e micro-ônibus, 802,8 mil alunos vão para a escola em vans ou kombis. Apenas 39.437 usam bicicletas para se locomover no trajeto até a escola. Há também 876 estudantes que usam tração animal, como o cavalo.

A pesquisa, feita pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) mostra que há ainda 1.227.988 alunos que usam outro tipo de veículo rodoviário, que pode ser, por exemplo, carro ou moto.

Segundo os dados do Inep, apenas 15.930 alunos vão para a escola de metrô ou trem. 

Dos 50,5 milhões de matriculados na rede de ensino em 2012, apenas 8,7 milhões usavam transporte escolar público.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos