Topo

Falha no site do Enem 2013 informa que inscrições estão encerradas antes do prazo

Site do Enem 2013 mostra mensagem de "Inscrições Encerradas" antes do prazo final. A imagem acima foi capturada por um estudante à 00h26 de hoje - Reprodução
Site do Enem 2013 mostra mensagem de "Inscrições Encerradas" antes do prazo final. A imagem acima foi capturada por um estudante à 00h26 de hoje Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

27/05/2013 11h59Atualizada em 27/05/2013 12h24

Estudantes que tentaram se inscrever no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013 na madrugada desta segunda-feira (27) relataram que o site informava que as inscrições estavam encerradas. O prazo final para o candidato se cadastrar no exame é até as 23h59 de hoje. Durante a manhã, o sistema já estava normalizado. 

Jaime Ferreira Holanda, 31, quer prestar o Enem para tentar uma bolsa pelo Prouni ou Sisu. Ele disse que tentou se inscrever por volta das 00h30, mas só conseguiu finalizar a inscrição "umas 2h da manhã". Ainda segundo ele, o cadastro só foi concluído no Internet Explorer - o Google Chrome continuava dando erro. 

Outro candidato contou que estava fazendo a inscrição também por volta da meia-noite quando teve o cadastro "cortado". O estudante mostrava preocupação com o final das inscrições e disse não saber "como proceder". Outros dez estudantes também relataram o mesmo problema ao UOL. As mensagens chegaram por Facebook, cometários de matérias e comunicados de erro. 

MEC confirma falha

O MEC (Ministério da Educação) confirma que a mensagem de inscrições encerradas apareceu indevidamente no site de inscrições do Enem 2013 na madrugada desta segunda-feira. No entanto, afirma que o sistema não deixou de receber inscrições no período. O candidato conseguiria se inscrever apesar da mensagem de encerramento.

De acordo com a assessoria de imprensa da pasta, foram feitas 8.237 inscrições no período entre meia-noite e 1h da segunda-feira. A mensagem de inscrições encerradas, segundo o MEC, teria ficado no ar por cerca de 15 minutos.

Os candidatos que não conseguiram concluir sua inscrição podem voltar a fazê-la normalmente hoje até as 23h59.