Topo

Enfermeira se emocionou: a intercambista ligou no Dia das Mães

14/06/2013 06h00

Maria Joana Siqueira, 54, é enfermeira obstetra e mora em Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo (SP). Depois de a filha, hoje com 27 anos, fazer um intercâmbio nos Estados Unidos, ela se interessou em receber alunos de outros países pelo programa oferecido pelo departamento de Relações Internacionais da Universidade Metodista de São Paulo. Ela diz que foi a primeira a participar dele. 

Dentro de casa, predomina uma mistura de idiomas quando há uma intercambista com ela. “Falo melhor o espanhol e um pouco de inglês. Viajei várias vezes aos Estados Unidos e já me hospedei na casa de um casal maravilhoso em San Diego, em 2011”, conta. “Adoro conhecer pessoas de outros lugares. Resolvi ser host family porque em casa éramos somente eu e minha filha.”

“O que mais me emocionou no Dia as Mães deste ano foi receber o telefonema de uma intercambista que morou comigo. Ela me ligou de Tacona (Washington DC) para dizer que serei sempre a mãe dela”, conta. 

Como parte do “procedimento” de recepção, Maria Joana costuma levar a intercambista para a cidade litorânea do Guarujá e prepara um churrasco bem brasileiro. 

Depois, inclui passeios que qualquer paulista faria, como ir ao cinema, entre outros entretenimentos. “Os meus horários ficam comprometidos em parte, mas pessoalmente é muito gratificante ter uma intercambista estrangeira morando conosco.”