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Com participação em concursos, universitários aprimoram formação

Cristiane Capuchinho

Do UOL, em Paris*

16/06/2013 09h08

A participação em concursos ajuda na formação universitária. Para o professor Ricardo Naveiro, do curso de engenharia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), concorrer a prêmios é uma forma de aprimorar a formação práticas dos estudantes.

“Eles têm de lidar com um problema prático do mundo e usar toda a teoria que aprenderam. É uma prática para os desafios que terão na profissão. Durante o processo, são integrados diferentes tipos de conhecimentos que só se realizam no projeto de um produto”, afirmou.

O objetivo é que durante o processo do concurso os estudantes tenham oportunidade para se dedicar por mais tempo e com mais profundidade na criação integral de um projeto prático e, muitas vezes, trabalhar em conjunto.

“É importante para a educação superior [que o aluno] tenha experiências mais práticas, em que os alunos possam ter contato com gente de diferentes áreas do conhecimento para que assim possam ser criadas soluções inovadoras para problemas reais”, pondera Lidia Brito, diretora de políticas científicas e de capacitação da Unesco (órgão das Nações Unidas para cultura e educação).

Para os cinco alunos da USP (Universidade de São Paulo) que venceram o prêmio internacional Fly Your Ideas 2013 --e ganharam 30 mil euros--, participar do concurso trouxe a experiência de levar um projeto da concepção à apresentação de um produto possível.

“Em projetos de seis meses feitos na universidade não temos a chance de levar o projeto até onde ele pode ir. Além disso, testar sua ideia contra o que está sendo feito em outras universidades de todo mundo permite que você saiba como está sua formação em relação a dos outros ”, comentou Adriano Furtado, 21.

* A jornalista viajou a convite da Airbus