Topo

Conversa online com estrangeiro melhora fluência; sites encontram parceiros

Cláudia Emi Izumi

Do UOL, em São Paulo

21/08/2013 06h00

Tandem é o nome da aprendizagem colaborativa entre estudantes de línguas estrangeiras criada na Alemanha nos anos 1960. Graças à internet, ganhou amplitude mundial e agora pode se realizada remotamente, com a vantagem de se ter falantes de outros países (nativos ou fluentes) como parceiros de estudo e com bagagem cultural diversificada.

Utilizando aplicativos de voz, imagem e vídeo, como Windows Live Messenger ou Skype, dois participantes se encontram online em horários pré-combinados para se ajudarem reciprocamente no estudo de dois idiomas. Durante uma hora ou menos, o brasileiro conversa em outro idioma. Depois, é a vez de o parceiro falar em português.

Desde 2006, a Unesp (Universidade Estadual Paulista) adota o projeto Teletandem Brasil em parceria com diversas universidades do exterior. Os alunos da Unesp dos campi Assis, Araraquara e São José do Rio Preto podem acessar o Teletandem Brasil e colaborar com o ensino do português. Em contrapartida, melhoram inglês, espanhol, francês, italiano ou alemão.

Um benefício direto dos alunos que participam projeto é a melhora visível na fluência e na confiança em se comunicar oralmente em outro idioma, afirma a professora de inglês Suzi Marques Spatti Cavalari da Unesp de São José do Rio Preto.

Há também progressos em outras áreas. “O estudante enriquece o vocabulário e passa a usar palavras mais específicas.”

Confira 6 dicas para estudar por Tandem

 

- Estabeleça um tempo para cada conversa e marque os encontros com antecedência;

- Conheça seus pontos fracos e tente focar seu aprendizado neles; 

- Negocie com seu parceiro um momento para corrigir os erros e dar um feedback;

- Defina temas para discussão, como música, comida, cultura, para não ficar sem assunto;

- Tenha metas de aprendizado