Prefeitura de SP espera abrir 100 mil vagas em creches com convênios

Suellen Smosinski

Do UOL, em São Paulo

A Prefeitura de São Paulo irá publicar amanhã (29) um edital de chamamento para a realização de convênios com instituições para a oferta de vagas em creche para crianças de zero a três anos. Segundo o secretário de Educação, Cesar Callegari, a expectativa é que a cidade se prepare, sem um tempo definido, para abrir por essa modalidade mais 100 mil vagas.

"Nós precisamos mesmo de mobilizar recursos não governamentais para essa atividade de ampliação, mas ampliar com qualidade. Nós não vamos de forma alguma precarizar só por que precisa atender", disse Callegari.

O secretário também afirmou que é preciso ampliar as vagas em creche com prioridade social nas áreas mais necessitadas. De acordo com Callegari, outras 55 mil vagas serão criadas até o fim do governo com a construção de 243 creches. As vagas conveniadas somadas às nas creches novas poderiam superar o deficit de vagas em creches para São Paulo, que até junho era de  127,4 mil.

A portaria foi assinada durante o lançamento da Política Municipal para o Desenvolvimento Integral da Primeira Infância – São Paulo Carinhosa, nesta quarta-feira (28). O programa será coordenado pela primeira-dama da cidade, Ana Estela Haddad, e reúne onze secretarias.

São Paulo Carinhosa

A nova politica pretende propor ações que promovam a saúde da criança, educação infantil, assistência social, o direito de brincar, o direito à diversidade e o combate à violência. Ana Estela contou que o programa foi inspirado no Brasil Carinhoso, do Governo Federal.

No âmbito da saúde, está prevista a construção de sete Caps (Centros de Atenção Psicossocial) Infantis e a ampliação do programa Saúde na Escola para a educação infantil. Segundo dados apresentados pela primeira-dama, essas medidas devem atingir 92 mil alunos em 681 creches e 146 mil alunos em 414 pré-escolas.

Audiência pública

A falta de vagas em creches na cidade de São Paulo será discutida em audiência pública, convocada pelo Tribunal de Justiça, que será realizada amanhã (29) e sexta-feira (30). 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos