Topo

Alunos e funcionários da USP prometem paralisação nesta sexta

Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

29/08/2013 17h03Atualizada em 29/08/2013 18h08

Nesta sexta-feira (30) alunos e trabalhadores da USP (Universidade de São Paulo) participarão de ato em apoio a greve geral convocada pelas centrais sindicais, movimentos populares e estudantis.

Segundo Arielle Moreira, representante do DCE (Diretório Central dos Estudantes) e da ANEL (Assembleia Nacional dos Estudantes – Livre), os participantes fecharão o portão principal da instituição a partir das 6h. A portaria fica no cruzamento da Av. Afrânio Peixoto com Rua Alvarenga.

“É um dia nacional de luta e na USP não será diferente. Vamos fazer um trancaço para evidenciar a falta de democracia na nossa universidade. Queremos eleições diretas para reitor e uma política educacional de qualidade na universidade pública”, explica a estudante. “Nesse sentido, vamos unificar todas as indignações, que são várias.”

Passe livre estudantil custaria ao governo pelo menos R$ 16 bi

  • Leandro Moraes/UOL

De acordo com o Sintusp (Sindicato dos Trabalhadores da USP), que também organiza a paralisação, o ato também terá a participação de trabalhadores do Ipen (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) e moradores da comunidade São Remo, vizinha à universidade.

“Além da pauta de reivindicações gerais dos trabalhadores e do povo brasileiro, estamos lutando por diretas [eleições] para reitor, contra o projeto de reurbanização com despejo de 13 mil moradores da comunidade São Remo e pela retirada dos coronéis (PM) da superintendência de segurança da USP”, informou o sindicato.