Topo

Aluna indiana de 13 anos começa mestrado em microbiologia

Aos 13 anos, a indiana Sushma Verma começará seu mestrado em microbiologia - Rajesh Kumar Singh/AP Photo
Aos 13 anos, a indiana Sushma Verma começará seu mestrado em microbiologia Imagem: Rajesh Kumar Singh/AP Photo

Do UOL, em São Paulo*

18/09/2013 10h30

De origem pobre, a jovem indiana Sushma Verma começará seu mestrado em microbiologia aos 13 anos. Para pagar os estudos da filha, seu pai teve de vender suas terras. Os pais querem que a garota tenha chances de subir para a classe média indiana. As informações são da Associated Press. 

Verma é um caso excepcional em um país em que as meninas são desestimuladas a frequentarem a escola. Segundo a reportagem da agência Associated Press, Verma terminou o ensino médio aos 7 anos e completou sua graduação aos 13 anos.

Seu sonho é tornar-se médica, mas não pode fazer os exames para a Escola de Medicina até completar 18 anos. Como ainda não pode concretizá-lo, optou pelo mestrado acadêmico para que possa fazer um doutorado.

"Eles me permitiram fazer o que eu queria", disse a jovem. "Espero que outros pais não imponham suas escolhas aos filhos".

Sushma tem uma vida modesta com seus três irmãos mais novos. Ela divide com a família um pequeno apartamento de um dormitório em Lucknow, norte da Índia.

A renda da família é de 200 rúpias diárias (menos de US$ 3,50), conseguidas por seu pai que trabalha em obras. Os bens mais preciosos da família são uma mesa de estudo e um computador de segunda-mão.

Ela admite que a atmosfera de estudo não é incrível, mas não ter televisão em casa tem suas vantagens. "Não há nada para fazer além de estudar."

Sushma não é a primeira da família a atingir esse feito. Seu irmão mais velho formou-se em ciências da computação em 2007, aos 14 anos.

Educação